in

98% dos modelos automóveis produzidos na Europa com componentes made in Portugal

AEP Dubai

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, em parceria com a AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, está, esta semana, na Alemanha, com 9 empresas da indústria de componentes para automóveis para participar na feira Global Automotive Components and Suppliers, que acontece em Estugarda, entre os dias 5 e 7 de dezembro.

Segundo dados da AFIA, o ano passado, o peso da indústria de componentes para automóveis na economia nacional traduziu-se nos seguintes números: 350 empresas (0,9% das empresas da indústria transformadora), 63 mil empregos diretos (9,1% do emprego da indústria transformadora), um volume de negócios de 13,0 mil milhões Euros (5,4% do PIB), 10,8 mil milhões de Euros em exportações (14,0% das exportações de bens transacionáveis) e um investimento de 5,6 mil milhões de Euros (16,6% do investimento da indústria transformadora).

Entre 2015 e 2022, a indústria de componentes para automóveis cresceu a uma taxa de +5,8% ao ano, o que compara com um decréscimo médio anual de -3,8% da produção automóvel na Europa.

Resumindo, 98% dos modelos automóveis produzidos na Europa têm componentes feitos em Portugal.

Estes são números que evidenciam a competitividade da indústria portuguesa de componentes para automóveis e esta feira é o ponto de encontro certo para as empresas verificarem estratégias, investimentos, fornecedores e parceiros. É o espaço de excelência para a indústria portuguesa mostrar as suas mais recentes novidades e, por isso, é que esta é a quinta participação coletiva da AEP na Global Automotive Components and Suppliers”, explica Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP.

A Global Automotive Components and Suppliers, que decorre em paralelo com a Automotive Interiors Expo – tem crescido em número de expositores e de visitantes e é uma das principais feiras de negócios da Europa para a indústria de componentes automóveis e onde está representada toda a cadeia de valor.

 

Alemanha

A Alemanha é uma das mais avançadas e desenvolvidas economias do mundo, altamente inovadora e voltada para a exportação. O ano passado, foi o terceiro cliente das exportações portuguesas de bens, com uma quota de 10,8%, ocupando a segunda posição ao nível das importações (11,0%). Atualmente é o segundo maior cliente da Indústria de Componentes Automóveis, com uma quota correspondente a 22,6%.

Com um elevado poder de compra, a Alemanha é a quarta economia mundial, o maior mercado da União Europeia e um dos principais exportadores e importadores (ocupa a 3ª posição, a nível mundial, em ambos os fluxos).

Siga-nos no:

Google News logo

produtos amigos do ambiente

Portugueses divididos sobre pagar mais por produtos amigos do ambiente

DHL Express

DHL Express anuncia novos CEOs para a Europa e América do Norte e Sul