Nas semanas que antecedem a Black Friday, uma pesquisa recente realizada pela Wallapop, em parceria com a MuP Research, revela que 72% dos inquiridos admite considerar a compra de produtos reutilizados, por ser uma opção de consumo mais acessível e responsável.
Quando falamos em orçamento, 37% dos cidadãos portugueses revelou estar disposto a gastar 75 euros ou mais em artigos reutilizados durante a Black Friday, com 16% a ponderar investir acima de 100 euros nesta forma de consumo mais responsável. No que se refere à expectativa do gasto médio em produtos reutilizados, o mesmo situa-se por volta dos 57,5 euros.
Motivos
De acordo com este estudo, a principal motivação que impulsiona esta tendência é a oportunidade de economizar dinheiro em comparação com a compra de produtos novos, seguida da sustentabilidade (20%). Uma pesquisa de impacto anterior, levada igualmente a cabo pela Wallapop, a propósito dos seus 10 anos de existência, transparece esta mesma realidade, demonstrando que os utilizadores da aplicação conseguem poupar, em média, cerca de 44% do valor original em comparação se o mesmo produto fosse adquirido em primeira vida.
Este estudo teve como principal objetivo compreender as expectativas de consumo nesta época de descontos e as barreiras e preconceitos que ainda existem perante as compras de produtos reutilizados. Apesar da sustentabilidade não ter sido apontada como o motor principal para a mudança de hábitos de consumo, o estudo revelou que mais de quatro em cada 10 portugueses pretende ter em consideração a sustentabilidade quando fizerem compras para a Black Friday ou para o Natal este ano.
Analisando o panorama representativo dos consumidores, este foco no aspeto sustentável do consumo revelou-se mais proeminente entre as mulheres.
Siga-nos no: