in

União Europeia preparada para apoiar agricultores europeus num cenário de Brexit sem acordo

Foto Shutterstock

A União Europeia indicou que está preparada para um possível cenário de Brexit sem acordo na área da agricultura. “A política agrícola comum tem ferramentas existentes que podem ser ativadas no caso de perturbações do mercado e podem atuaircomo tal, como a intervenção pública, o armazenamento privado, a prevenção de crise e a gestão de riscos” assinala Bruxelas.

Este tipo de medidas já foi utilizado no passado, por exemplo, no período 2014-2016, para abordar o desequilíbrio do mercado e ajudar os agricultores em dificuldades de fluxo de efetivo a curto prazo.

Numa conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, dia 8 de abril, em Bruxelas, o comissário da agricultura, Phil Hogan, assinalou que o que está em questão é um cenário sem acordo, onde exista “uma interrupção significativa em certos mercados agrícolas”. Neste caso, a Comissão Europeia chegou à conclusão que “tem a obrigação legal de intervir e o fará. A intervenção precoce tem a vantagem de não só proporcionar apoio aos agricultores, como incutir confiança no mercado do compromisso da Comissão Europeia com o sector agroalimentar”.

Publicidade

Publicidade

Portugueses querem mais promoção de produtos regionais

Nestlé potencia tendência vegan e vegetariana