acordo
in

União Europeia e Japão estendem acordo de proteção a 28 novas indicações geográficas

Coincidindo com o segundo aniversário da entrada em vigor do seu acordo comercial, a União Europeia e o Japão decidiram prorrogá-lo, protegendo, cada um, 28 novas indicações geográficas. Além disso, a comercialização de vinhos e de veículos entre os dois blocos será facilitada, conforme explicou a Comissão Europeia em comunicado.

O vice-presidente executivo e comissário de Comércio, Valdis Dombrovskis, salienta que “o Acordo de Parceria Económica UE-Japão é um dos nossos acordos mais importantes. Juntos, a União Europeia e o Japão representam um quarto do PIB mundial e o nosso comércio bilateral ascende a cerca de 170 mil milhões de euros por ano. Este acordo tornou o comércio mais fácil e barato para os produtores da União Europeia e japoneses. Tem ajudado agricultores e fabricantes. A nossa forte cooperação está, agora, a render ainda mais, com mais 28 produtos agroalimentares tradicionais de qualidade agora protegidos da imitação. Também estamos a facilitar o comércio de vinhos e automóveis, dois sectores-chave. Isso é muito bem-vindo, pois trabalhamos para reconstruir o crescimento económico após a pandemia de Covid-19. Mas a relação UE-Japão vai além do comércio bilateral. Ambos defendemos um comércio global aberto e baseado em regras e uma Organização Mundial do Comércio forte“.

Por seu turno, o comissário para a Agricultura, Janusz Wojciechowski, afirma que “este acordo é um grande exemplo de que o comércio beneficia ambas as partes graças à confiança mútua e à estreita cooperação, nomeadamente, para o sector agroalimentar. Agradeço ao Japão por um diálogo continuamente construtivo e frutífero. Este acordo é muito positivo para os agricultores japoneses e europeus e continuará a ser. Passados ​​apenas dois anos da entrada em vigor do acordo, 28 indicações geográficas adicionais, em ambas as partes, estão agora protegidas nos nossos respetivos mercados. Esses produtos têm um valor agregado real, refletindo autenticidade e qualidade, além de recompensar ainda mais os nossos agricultores. Além disso, graças à recente autorização japonesa para práticas de viticultura, os nossos produtores de vinho europeus agora poderão beneficiar de maiores oportunidades de exportação”.

 

Japão

O Japão aproximou, recentemente, os seus padrões de vinhos dos da União Europeia, em conformidade com o acordo, e autorizou várias práticas enológicas europeia no seu território. Como resultado, mais vinho da União Europeia poderá chegar ao mercado japonês.

Além disso, os procedimentos para reclamar e obter preferências tarifárias foram bastante simplificados. Isso tornou mais fácil para as empresas da União Europeia exportar para o Japão. “Simplificar os procedimentos é particularmente importante para as pequenas empresas que, muitas vezes, não têm os recursos para explorar e fazer uso de regras complicadas”, explicou a Comissão Europeia.

empresas

82% das empresas assume que as crises de saúde pública não eram um risco prioritário

Phunk

Phunk é a primeira marca de hard seltzers portuguesa