De acordo com informação do serviço Foliotrack da Marktest, as principais insígnias da grande distribuição publicaram 1.107 folhetos promocionais, durante o ano 2021, num total de mais de 373 mil inserções, números que correspondem a um crescimento de 16,5% e 11,9% face ao ano anterior, respetivamente.
Entre os produtos comunicados em folheto, a mercearia ocupa a primeira posição, responsável por 20,5% do total de inserções. Isso significa que, em cada cinco inserções promocionais em folheto, uma é relativa a produtos de mercearia.
A higiene pessoal ocupa a segunda posição, responsável por 10,2% das inserções em folheto.
A primeira e segunda posições não sofrem alterações face a 2020 ou 2019, quando ambas as categorias também ocupavam as posições cimeiras, com quotas similares às observadas em 2021. Já a terceira posição constitui uma novidade, no último ano. As bebidas alcoólicas foram, no top 5, as que mais aumentaram em número de inserções (cresceram 17,9% face ao ano anterior), passando a ocupar a terceira posição, com 9% do total.
Essa situação colocou os lacticínios na quarta posição, com 8,8%, seguidos dos congelados, com 7,1%. Esta última categoria havia sido, em 2020, a que mais tinha aumentado face ao ano anterior.
Bebidas alcoólicas crescem presença em folheto
Entre as cinco categorias que mais inserções promocionais comunicaram, em 2021, apenas as bebidas alcoólicas cresceram acima da média, que se cifrou nos 11,9%.
No seu conjunto, estas cinco categorias representam 55,6% do total de inserções promocionais analisadas pela Marktest.
Esta análise considera os folhetos de âmbito nacional das insígnias Aldi, Auchan, Continente, El Corte Inglés, E.Leclerc, Intermarché Super, Lidl, Minipreço Family e Pingo Doce.