lei anti-desflorestação
in

UE cede e propõe o adiamento da lei anti-florestação por um ano

A Comissão Europeia anunciou na quarta-feira uma proposta para prorrogar por um ano o início da aplicação da lei anti-desflorestação, que deveria entrar em vigor no início de 2025.

O executivo da UE emitiu um comunicado no qual propôs o adiamento das primeiras implementações por 12 meses, “em resposta aos pedidos dos parceiros globais”.

 

Lei anti-desflorestação

A lei anti-desflorestação propõe que as empresas que importam matérias-primas como a madeira ou a borracha, por exemplo, tenham de provar, através de um sistema de geolocalização, que a extração destes produtos não conduziu à desflorestação no seu local de origem.

A Comissão apresentou a proposta em resposta à pressão de diferentes grupos externos. No seio da própria União Europeia, o Partido Popular Europeu, ao qual pertence a nova Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, terá feito parte desta pressão.

 

Oposição

A nível nacional, os Estados-Membros que se opuseram à implementação antecipada foram a Suécia, a Finlândia, a Alemanha e a Áustria, entre outros.

Ao mesmo tempo, a Comissão também enfrentou pressões de países como o Brasil, a Bolívia, a Colômbia, o Equador e até os Estados Unidos. Esta lei é um dos principais pontos de desacordo internacional que têm impedido o progresso na renovação de um acordo entre a UE e o Mercosul.

A Comissão reconhece que, a três meses da data de entrada em vigor, vários parceiros mundiais manifestaram repetidamente preocupações quanto ao seu estado de preparação”, admitiu o executivo europeu.

A Comissão também garantiu que a margem de 12 meses representa uma “solução equilibrada” para todos os atores envolvidos.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

FAO preços alimentos

Preços mundiais dos produtos alimentares aumentam em setembro

UE alta tecnologia

Exportações de alta tecnologia da UE aumentam em 2023