A Sociedade Ponto Verde (SPV) reforça a sua missão de “garantir o bom desempenho do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE)” e voltou a lançar o Juntos a reciclar ++, um programa de financiamento de ações de comunicação, sensibilização e educação para Sistemas Integrados de Gestão de Resíduos (SGRU) e para câmaras e empresas municipais.
No âmbito deste projeto, a campanha de comunicação “O seu Vidro salva Vidas”, protagonizada pela Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) com os municípios associados e as corporações de bombeiros de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira, foi uma das selecionadas para ser financiada pela SPV.
Ação
A ação consiste em que, por cada tonelada de vidro recolhida de forma seletiva nos cinco concelhos, serão doados cinco euros aos bombeiros locais, que serão responsáveis por contactar as populações, empresas e estabelecimentos das freguesias abrangidas, numa ação abrangente, que também inclui os principais eventos municipais.
Esta iniciativa visa recolher um total de 755 toneladas de vidro até ao final deste ano, o que resultará na doação de 20 mil euros às corporações de bombeiros, verba importante para apoiar o trabalho desenvolvido em proximidade com as populações.
Este programa de financiamento da SPV tem crescido significativamente nos últimos anos, graças ao número de ações implementadas por meio deste investimento, que impulsionaram a criação de uma plataforma digital para candidaturas. Através desta ação, a SPV disponibiliza, no total, 500 mil euros para financiar os projetos inseridos no Juntos a reciclar ++.
“Juntos a reciclar ++ é um projeto fundamental para que possamos continuar a trabalhar de forma colaborativa com os SGRU, autarquias e empresas municipais. É urgente agirmos em conjunto, tendo como objetivo alcançarmos as ambiciosas metas de reciclagem de embalagens e, muito em particular, a do vidro, onde temos de acelerar e adotar ações específicas. Este projeto da AMCAL é mais um passo importantíssimo: permite-nos reforçar o papel da SPV enquanto parceira da jornada de sustentabilidade de todos os agentes da cadeia de valor”, afirma a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.
Proximidade das comunidades locais
Neste âmbito, a SPV fortalece a sua presença e proximidade junto das comunidades locais, dando apoio aos SGRU, câmaras e rmpresas municipais para a realização de iniciativas ligadas à importância da reciclagem das embalagens por todo o país.
O trabalho colaborativo entre a SPV e as entidades parceiras destaca, ainda, “a importância de existir uma comunicação integrada, consciente e com o alinhamento de mensagens entre os agentes da cadeia de valor”. A edição deste ano foca-se, essencialmente, em aumentar a participação na reciclagem de embalagens de vidro, uma vez que é o material que mais desafios apresenta para o cumprimento das metas de reciclagem de embalagens.
Por sua vez, Vítor Picado, secretário-geral da AMCAL refere que “‘O Seu Vidro Salva Vidas’ é um projeto que visa envolver a comunidade que integra o território da AMCAL, promovendo um apoio direto às corporações dos bombeiros de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira. Trata-se de um esforço conjunto entre a Sociedade Ponto Verde, a AMCAL e os seus municípios associados, procurando desta forma sensibilizar a população para a correta separação do vidro, mantendo a sua cadeia de valor ao longo do seu ciclo de vida”.
Siga-nos no: