A Quinta de Chocapalha, projeto familiar situado em Alenquer, acaba de lançar as mais recentes colheitas da dupla Quinta de Chocapalha Reserva Branco e Quinta de Chocapalha Reserva Rosé, ambas de 2023.
Provenientes das vinhas mais velhas da propriedade, as referências clássicas são o reflexo do carácter e do terroir de Chocapalha. De produção muito limitada, na edição de 2023, foram produzidas apenas 4.100 garrafas do Quinta de Chocapalha Reserva Branco e 3.100 garrafas do Quinta de Chocapalha Reserva Rosé.
A enologia, a cargo de Sandra Tavares da Silva, potencia as características das uvas que resultam em vinhos equilibrados, frescos e com grande aptidão gastronómica. Ambos os reservas acompanham na perfeição os pratos leves da estação, como peixe grelhado, carnes brancas e saladas.
Quinta de Chocapalha Reserva branco 2023
O Quinta de Chocapalha Reserva branco 2023, considerado o clássico da produtora, por ser o seu o branco mais antigo, é um “blend” das castas Chardonnay (75%) e Arinto (25%), sendo a segunda considerada a “casta mãe” da produtora e também da região de Lisboa. Proveniente de vinhas com 31 anos de idade, a fermentação ocorreu, durante 20 dias, a baixas temperaturas, em barricas de carvalho francês.
De seguida, o vinho estagiou nas mesmas barricas em contacto com as borras finas, durante nove meses com “batonnage”. No nariz, apresenta-se “elegante e complexo com notas minerais e florais. Na boca, mostra uma grande frescura, aliada a uma excelente textura e final muito longo”.
Quinta de Chocapalha Reserva Rosé 2023
Já o Quinta de Chocapalha Reserva Rosé 2023 trata-se de um monovarietal 100% Touriga Nacional e conta com um histórico de cinco colheitas. Proveninente de uma vinha com 30 anos de idade, no seu processo de vinificação, o mosto foi obtido a partir de prensagem direta e a fermentação ocorreu em barricas neutras de carvalho francês, durante 24 dias, a baixas temperaturas.
Após a fermentação, o vinho estagiou nas mesmas barricas em contacto com as borras finas, também durante nove meses com “batonnage”. Pálido na cor, este rosé tem um “perfil sério, especiado e com aromas delicados de ginja e citrino verde. Na boca apresenta excelente frescura, boa textura e grande profundidade”.