in

Marcas investiram 673 mil milhões de dólares em anúncios nas redes sociais em 5 anos

Foto Bloomicon/Shutterstock.com

Com 75% da Geração Z e quase metade dos Millennials a tomarem decisões de compra influenciadas por anúncios nas redes sociais, não é de admirar que as marcas e as empresas continuem a investir neste tipo de publicidade.

De acordo com os dados apresentados pela OnlyAccounts.io, as marcas em todo o mundo investiram 673 mil milhões de dólares em anúncios nas redes sociais, nos últimos cinco anos, e o valor continua a aumentar.

 

Gastos anuais quase triplicaram desde 2018

De acordo com um inquérito da Statista, as marcas alocaram 73,2 mil milhões de dólares a anúncios nas redes sociais, em 2018. Dois anos depois, esse número praticamente duplicou para 132,7 mil milhões de dólares. As estatísticas mostram que 2021 teve o maior crescimento anual, com o investimento a aumentar em 36%, ou quase 50 mil milhões de dólares num ano, para 180,9 mil milhões de dólares.

Embora 2022 e 2023 tenham visto taxas de crescimento muito mais baixas, os gastos globais com anúncios em redes sociais ainda atingiram recordes históricos.

A Statista espera que as marcas invistam mais de 207 mil milhões de dólares em publicidade nas redes sociais este ano, ou quase o triplo do valor relatado em 2018. Além disso, projeta-se que os gastos totais com anúncios em redes sociais cresçam 4,5% entre 2023 e 2027, resultando em 207,1 mil milhões de dólares.

Mais de 80% das despesas totais com publicidade este ano, ou seja, 170,3 mil milhões de dólares, será gerado através de dispositivos móveis, contra 53,5 mil milhões de dólares há cinco anos. Os anúncios para computador constituirão o restante, com 36,7 mil milhões de dólares, quase o dobro do valor registado em 2018.

Numa comparação global, a maior parte dos gastos virá dos Estados Unidos. As marcas chinesas estão próximas, com 71,3 mil milhões de dólares em gastos totais com publicidade este ano. Seguem-se o Reino Unido, o Japão e a Alemanha, com 9,7 mil milhões de dólares, 7,7 mil milhões de dólares e 3,8 mil milhões de dólares, respetivamente.

 

Meta domina o panorama da publicidade

Embora o Facebook tenha enfrentado um crescimento muito mais lento em termos de utilizadores ativos mensais, a Meta continua a ser a maior no panorama global da publicidade nas redes sociais. De acordo com o Statista Advertising and Media Outlook, a Meta tinha uma quota de mercado de 55% no ano passado, quase quatro vezes mais do que o LinkedIn, a segunda maior marca de publicidade nas redes sociais.

O Snapchat, o Reddit, o Pinterest, o Twitter e a ByteDance detinham todos cerca de 5% das receitas globais de publicidade nas redes sociais.

O domínio da Meta vai continuar este ano, uma vez que o Facebook atinge mais de 2,72 mil milhões de utilizadores em todo o mundo, mais 120 milhões do que há um ano. Globalmente, os dados da Statista mostram que o número de pessoas que utilizam plataformas de redes sociais deverá atingir quase 4,9 mil milhões este ano, contra 4,59 mil milhões em 2022.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Zeeman

Zeeman abre terceira loja em Portugal no Porto

Montblanc

Montblanc reabre boutique no centro comercial Colombo