Redes sociais
Foto Bloomicon/Shutterstock.com
in

Marcas gastaram 930 mil milhões de dólares em publicidade nas redes sociais desde 2017

Já o segundo maior mercado no espaço publicitário digital, o sector da publicidade nas redes sociais tem crescido muito ao longo dos anos. Com um número estimado de 4,9 mil milhões de utilizadores de redes sociais em todo o mundo e mais de 90% dos profissionais de marketing a utilizar as redes sociais para promover marcas e chegar aos clientes, não é de admirar que este tipo de publicidade se tenha tornado num dos maiores fluxos de receitas na indústria da publicidade digital.

Só no ano passado, as marcas e as empresas gastaram 207 mil milhões de dólares em anúncios nas redes sociais. No entanto, os valores acumulados dos últimos seis anos são ainda mais impressionantes. De acordo com os dados apresentados pela OnlyAccounts.io, as marcas gastaram 930 mil milhões de dólares em publicidade nas redes sociais desde 2017.

 

Despesas quadruplicaram

Com 75% da Geração Z e quase metade dos Millennials a tomarem decisões de compra influenciadas por anúncios nas redes sociais, não é de admirar que as marcas e as empresas continuem a investir neste tipo de publicidade.

De acordo com um inquérito da Statista, as marcas gastaram 51,3 mil milhões de dólares em anúncios nas redes sociais em 2017. Nos dois anos seguintes, os gastos totais aumentaram em mais de 20 mil milhões de dólares por ano, levando a 97,5 mil milhões de dólares gastos em anúncios nas redes sociais em 2019.

No entanto, em 2020 e 2021, os números explodiram, impulsionados pelo aumento da utilização no meio dos confinamentos provocados pela Covid-19. Só em 2020 os gastos com anúncios nas redes sociais saltaram quase 35 mil milhões de dólares, ou 36,2%, e atingiram 132,8 mil milhões de dólares. Mas 2021 teve um crescimento ainda maior, com os gastos totais a aumentarem 36,3%, ou quase 50 mil milhões de dólares num ano, para 180,9 mil milhões.

Embora 2022 e 2023 tenham visto taxas de crescimento muito mais baixas, de 4,7% e 9,3%, os gastos totais com publicidade neste espaço aumentaram em 26 mil milhões de dólares e atingiram 207,1 mil milhões de dólares em 2023.

A Statista espera que as marcas gastem quase 220 mil milhões de dólares em publicidade nas redes sociais em 2024, ou quase 330% mais do que em 2017.

As estatísticas mostram que 83% dos gastos totais com publicidade este ano será gerado através de dispositivos móveis, contra 70% há seis anos. Por outro lado, os anúncios em redes sociais para computadores viram a sua quota de receitas cair de 30% para 17% neste período. Espera-se que todo o mercado cresça a uma taxa de 3,8% nos próximos quatro anos, resultando num volume de mercado de 255,8 mil milhões de dólares até 2028.

 

Marcas norte-americanas são as que mais gastam

Numa comparação global, os Estados Unidos são o maior mercado de publicidade nas redes sociais, gerando muito mais receitas do que outros mercados de topo. Os dados da Statista mostram que as marcas norte-americanas gastaram 340 mil milhões de dólares em anúncios nas redes sociais desde 2017, ou seja, mais do que as marcas chinesas e britânicas juntas. Prevê-se que este valor aumente em 76 mil milhões de dólares em 2024, elevando o total de gastos em sete anos para mais de 400 mil milhões de dólares.

As marcas chinesas gastaram 287 mil milhões de dólares em anúncios nas redes sociais nos últimos seis anos, ou seja, menos 15% do que as suas congéneres norte-americanas. No entanto, a Statista prevê que a China ultrapasse os Estados Unidos e se torne no maior mercado de anúncios nas redes sociais nos próximos dois anos.

Sendo o terceiro maior mercado mundial de publicidade nas redes sociais, o Reino Unido atingiu 46,6 mil milhões de dólares em despesas. Seguem-se o Japão e a Alemanha, com 44 mil milhões de dólares e 19,8 mil milhões de dólares, respetivamente.

Siga-nos no:

Google News logo

Pizza Hut My Box

My Box regressa aos restaurantes Pizza Hut

reclamações Telecomunicações

Telecomunicações: sector soma mais de 10 mil reclamações