in

JCDecaux liga o primeiro mupi digital de Lisboa

A JCDecaux ligou o primeiro mupi (mobiliário urbano para informação) digital de Lisboa. A instalação deste novo equipamento, num local central da capital portuguesa, na Rua Braamcamp, próximo ao Marquês de Pombal, resulta do contrato assinado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a JCDecaux a 14 de setembro de 2022.

A eletrificação do equipamento insere-se no projeto de transformação de Lisboa para a tornar numa das cidades mais digitais da Europa. Presente em Portugal desde 1972, a JCDecaux irá efetuar na cidade de Lisboa, e no âmbito deste contrato, o seu maior investimento no país. “Com a ligação deste primeiro mupi, a JCDecaux Portugal deu mais um passo no processo contínuo de transformação digital da comunicação exterior na cidade de Lisboa. Nas próximas semanas, continuaremos a trabalhar para tornar Lisboa uma cidade mais harmoniosa, tecnológica e sustentável. Aliás, 2023 será o ano do maior investimento do Grupo JCDecaux em Portugal, o que reflete não apenas a ambição da empresa em reforçar a sua posição pioneira e inovadora no mercado nacional da comunicação exterior, como também a sua missão de contribuir para a melhoria do espaço urbano através do desenvolvimento e implementação de soluções únicas, inovadoras e, acima de tudo, sustentáveis. É com grande orgulho que vemos Lisboa, que acolheu a JCDecaux em Portugal há mais de 50 anos, tornar-se hoje numa das cidades mais digitais da Europa“, afirma Philippe Infante, diretor geral da JCDecaux Portugal.

 

Sustentabilidade

O projeto será implementado com uma preocupação com o desenvolvimento sustentável e que se reflete em equipamentos amigos do ambiente, que permitem a otimização de consumo possível, 100% do consumo de eletricidade coberto por energia verde, limpeza dos equipamentos de mobiliário urbano com água recolhida da chuva (dos tetos dos equipamentos) na maioria das filiais, por forma a reduzir o consumo de água da rede pública, e a crescente utilização de veículos de reduzida emissão de carbono.

O conjunto destas iniciativas permitirá à JCDecaux acelerar ainda mais o seu compromisso de redução de emissões de carbono, com o objetivo de diminuir as emissões dos âmbitos 1+2 (baseadas no mercado) em, pelo menos 60%, até 2030 e avançar para zero emissões em 2050, ambos em comparação com o ano de 2019.

 

Contrato

O contrato para a instalação e exploração publicitária de mobiliário urbano e equipamentos digitais de grande formato em Lisboa abrange a instalação de equipamentos de dois metros quadrados (abrigos de passageiros e mupis) e de grandes formatos 100% digitais. Inclui ainda um conjunto de serviços de utilidade pública, como novas funcionalidades nos abrigos (Wi-Fi, tomadas USB, terminais de informação aos passageiros), sanitários de manutenção automática (alguns de acesso adaptado a pessoas com mobilidade reduzida) e uma plataforma de comunicação em tempo real reservada à comunicação institucional do município de Lisboa.

Os ecrãs digitais de alta-definição de dois metros quadrados a instalar pela JCDecaux em Lisboa irão exibir informação horária e de temperatura do ar atualizada em tempo real e disponibilizar às marcas conteúdos dinâmicos, que promovem um maior potencial de impacto, envolvimento e eficácia, para alcançar as mais de 970 mil pessoas que vivem ou trabalham na cidade e que representam 9,4% do total da população nacional e 18,8% do poder de compra do país.

De referir ainda que a JCDecaux comercializará na cidade de Lisboa 60% dos equipamentos de dois metros quadrados e 118 digitais de grande formato.

 

Siga-nos no:

Google News logo

transição energética

Inovação no domínio das TIC estará no centro da transição para as energias limpas

Pedro Sobral

Glovo nomeia Pedro Sobral para General Manager de Portugal