in

Guia rápido para poupar energia em Portugal

Grande Consumo - Branded ContentSeja pelo bem do planeta ou da própria carteira, poupar energia é uma prioridade para muitos portugueses. Esta opinião faz-se sentir por toda a Europa, contagiando mais de metade dos cidadãos da União Europeia.

É difícil encontrar motivos para não tentarmos reduzir o nosso consumo energético. No entanto, que métodos e estratégias podemos utilizar para poupar energia ativamente?

Neste guia rápido, exploramos algumas técnicas interessantes de poupança energética:

 

Regular a temperatura do lar

Segundo o Center for Climate and Energy Solutions, o aquecimento é o principal responsável pelo consumo de energia do lar, representando 30% a 50% de toda a energia gasta durante os meses mais frios do ano. Quando os níveis de consumo energético são tão altos, apenas um ou dois graus podem fazer a diferença.

Regular a temperatura da casa, contudo, não se trata de apenas diminuir um ou dois graus no termóstato. Também implica ter bom isolamento térmico para limitar a necessidade de aquecimento (no inverno) ou ar condicionado (no verão).

 

Investir em energias renováveis

Não, investir em energias renováveis não é só para o Governo ou para grandes empresas. Também é possível para o cidadão comum através, por exemplo, da aquisição de painéis solares.

Fontes de energia renovável na sua casa podem fazer toda a diferença na fatura mensal da eletricidade. Ao mesmo tempo, contribuem para minimizar o desperdício energético e ajudam o planeta. Num país tão solarengo como Portugal, painéis solares são soluções de energia renovável para casas ainda mais sustentáveis.

 

Gerir os aparelhos de casa

Não existem dúvidas de que a casa é o sítio onde mais se pode poupar energia, especialmente tendo em conta o número de aparelhos eletrónicos que podemos encontrar num lar português comum.

A tarefa de gerir os aparelhos domésticos para poupar energia inclui:

– Desligar aparelhos em standby (na tomada).

–  Substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED.

– Ao comprar novos eletrodomésticos, procurar aqueles com classificação energética mais alta.

 

Reciclar (em tudo)

Reciclar é ótimo para poupar energia e Portugal—um país onde 30% dos resíduos é reciclado —tem bons hábitos de reciclagem. Contudo, reciclar para poupar energia não é apenas acerca do ato de reciclar em si, mas também de interiorizar a ideia de “reciclagem” em cada momento do nosso dia a dia.

Em vez de deitar restos de comida fora, por exemplo, guarde-os no frigorífico. Mais tarde, podem servir como uma refeição rápida e ajudá-lo a poupar dinheiro e energia. Aplique esta lógica a várias atividades diárias e verá a diferença!

 

Utilizar transportes sustentáveis

A escolha de transportes mais sustentáveis não precisa de ser uma decisão extrema. Não é preciso vender o carro e passar a andar só de autocarro. Pode abraçar a ideia de forma mais lenta e progressiva, com pequenas decisões que não tenham um efeito negativo na sua produtividade diária ou bem-estar.

Os nossos próprios pés são o transporte mais sustentável de todos. Por isso, porque não começar por trocar aquelas deslocações mais curtas de carro por uma caminhada de 15, 20 ou 30 minutos? Desta forma, está não só a poupar energia como a contribuir para a sua saúde.

Cadeia de abastecimento

5 tendências que vão influenciar a cadeia de abastecimento em 2024

ASAE azeite

ASAE apreende cerca de 50 mil litros de óleo alimentar por indução em erro ao consumidor