Um ano depois da sua tentativa falhada de conquistar a Europa Ocidental, o discounter russo Mere está de volta com o nome MyPrice, noticia a Retail Detail.
A insígnia, conhecida como “Lidl russo”, lançou um site em cinco idiomas (holandês, inglês, francês, alemão e russo) e afirma estar “ativa na Bélgica desde 2020”. Como MyPrice, abriu uma loja em Opwijk, perto de Bruxelas, no mesmo edifício onde Mere abriu e encerrou em 2022. O interior mantém a sua habitual linha, com ofertas vindas nalguns casos do Uzbequistão, de acordo a Retail Detail.
Presença em 10 países
No seu site, a MyPrice afirma operar em dez países europeus, mas não oferece mais informações a esse respeito. No entanto, apenas três lojas na Bélgica são mencionadas: uma em Opwijk, uma em Boussu e uma em Boom.
As autoridades belgas parecem não estar particularmente satisfeitas com o regresso do retalhista russo. Em Boom, por exemplo, o município expressou preocupação de que produtos de baixo custo possam constituir uma violação das sanções internacionais contra a Rússia.
Em Espanha, a Mere, que começou a retirar-se do mercado em fevereiro de 2022, devido a problemas decorrentes da invasão da Ucrânia, regressou no outono passado com a abertura de um estabelecimento em Salou (Tarragona) e no início do ano em León, ao este ocupando uma antiga loja Dia, nos arredores do bairro da Armunia.