in ,

Arcádia aposta na transformação digital

Desde a gestão de fábrica até à entrega na casa do consumidor

Arcádia transformação digital

A Cegid, em conjunto com o seu parceiro PRInformática, estão na base da transformação digital da Arcádia, nomeadamente na integração das vertentes fabril, de produção, distribuição, faturação e e-commerce.

Fundada em 1933, com uma confeitaria-loja, a Arcádia conta hoje com 45 lojas e 3 fábricas. A receita para o sucesso, além de relações de confiança, tem passado pela reinvenção de uma “tradição de inovar”, que segundo Francisco Bastos, administrador da Arcádia, tem-se materializado num “projeto que está a transformar a empresa a 360º“. Como explica o responsável, “foi preciso arranjar um coração que permitisse a integração entre as diversas soluções. Isto é mais do que um projeto de digitalização. Foi muito importante por isto tudo a falar entre si e integrar no ERP“.

 

Transformação digital

Na componente mais ligada ao consumidor final, tratou-se de integrar o ponto de venda (PoS) e módulo de contabilidade no software ERP Cegid Primavera, para um encerramento diário automático nas lojas e a prevenção de erros e trabalho manual; e no caso da plataforma de e-commerce Shopify, a automatização da gestão de vendas, centralizando todas as operações num único sistema de faturação.

Já na vertente fabril, a comunicação do programa de chão de fábrica com o módulo de produção Cegid Primavera, por um lado, e a integração de EDI, através da solução Cegid Yet, por outro, melhoraram o controlo e a eficiência na linha de produção. Como explica Inês Semelhe, responsável do controlo de gestão na Arcádia, «conseguimos saber exatamente em que fase do produto é que estamos a trabalhar.» A equipa «paralelamente a preparar uma encomenda consegue preencher o documento que vai servir de suporte para acompanhar essa mercadoria na saída.» A monitorização de KPIs através da solução PRiSmart, e a digitalização dos processos administrativos foram outras das transformações na empresa.

Paulo Ribeiro, CEO da PRInformática, detalha que “toda a informação passou a estar online e centralizada numa única plataforma, melhorando a tomada de decisão e resposta em todas as operações legais e fiscais“.

Felicidade Ferreira, diretora da Unidade de Negócio Pequenas e Médias Empresas na Cegid em Portugal e Cabo Verde, conclui que “da fábrica à loja e à casa do cliente, é possível ver os ganhos reais de agilidade e controlo real da produção, expedição e vendas quando se permite às soluções Cegid valorizar o esforço dos empresários na modernização dos seus negócios“.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Aviludo camiões refrigerados 100% elétricos

Aviludo aposta numa frota de camiões refrigerados 100% elétricos

ZU novas lojas

ZU abre em Lamego e Mafra e alcança as 60 lojas em 2024