in

Terceiro maior retalhista russo expande-se para o sul da Europa

Mere chega a Espanha

O primeiro supermercado da cadeia russa Mere na Polónia, em Czestochowa Foto Grabowski Foto/Shutterstock

A cadeia de discount Mere, pertencente à holding Torgservis, está a ultimar a sua chegada ao mercado espanhol, dando continuidade ao plano de expansão por todo o continente europeu.

Segundo a infoRETAIL, a cadeia está a implementar a sua estrutura administrativa, incluindo os departamentos de desenvolvimento, compras e tecnologias da informação, numa preparação da abertura das primeiras lojas em Espanha.

Roman Zaitsev, diretor de desenvolvimento da Mere no mercado espanhol, confirmou àquela publicação que se prevê a abertura de lojas de discount em todas as cidades importantes do país. A cadeia já tem fechada uma dezena de projetos, que incluem as aberturas em Madrid, Valencia, Alicante, Múrcia, Leão, Sória, Palencia e Málaga. Em 2021, o objetivo é chegar às 40 lojas em Espanha, estando as primeiras aberturas previstas para o primeiro quadrimestre.

 

Discount puro

A Mere é um hard discounter puro. As suas lojas não dispõem de estanteria e todo o sortido é comercializado a partir de paletes ou caixas. A cadeia assegura que esta filosofia de negócio permite oferecer preços 10% a 20% mais baratos que a concorrência direta.

A Mere foi a denominação comercial escolhida pelo retalhista russo Svetofor para a sua expansão europeia. Fundada em 2009 na cidade siberiana de Krasnoyarsk, e com, mais de 800 lojas na Rússia, é a terceira maior cadeia do país, a seguir a X5 e à Magnit.

A sua expansão internacional iniciou em 2015, com a entrada na Bielorrúsia, no Cazaquistão, no Azerbaijão e na China, mas a sua aposta, mais recente, tem sido a ocidente. Em 2017, chegou à Roménia e, mais recentemente, à Alemanha, à Polónia, à Ucrânia e à Lituânia.

Neste processo de expansão, estão também contempladas as entradas, para além de Espanha, em França, Itália, Grécia e Reino Unido.

Publicidade

ecommerce EUA

Vendas dos retalhistas com várias opções de entrega crescem 49%

Becks

Mahou San Miguel reforça acordo com a AB InBev