A DIA Retail, subsidiária do Grupo DIA, chegou a acordo com o Grupo Trinity para a venda da Beauty pela DIA, empresa que opera o negócio Clarel.
O preço que a DIA Retail receberá, de acordo com um comunicado emitido pela empresa, poderá variar em função de determinados parâmetros, embora esteja estimado num mínimo de 11,5 milhões de euros a pagar em 2024 e num potencial máximo adicional de 15 milhões de euros em 2029.
Adicionalmente, a DIA Retail vai receber uma dívida de 18,7 milhões de euros (15,7 milhões de euros líquidos de caixa) a pagar em prestações (4,2 milhões de euros em 2024, 12,3 milhões de euros em 2027 e 2,2 milhões de euros em 2029), resultando num total máximo estimado de 42,2 milhões de euros.
Entrada no retalho espanhol
“Enche-nos de orgulho e empenho assumir a liderança da Clarel, uma marca com a qual mais de 2,2 milhões de clientes interagem”, afirma o presidente do Grupo Trinity, Omar González Pardo, acrescentando que é um marco o grupo colombiano, pois representa a entrada no retalho espanhol. Com sede em Bogotá e fundado em 2005, está presente em quatro países, com investimentos em diversos sectores, como siderurgia, fertilizantes, carvão metalúrgico, logística e turismo.
O acordo de venda inclui mil lojas distribuídas por toda a Espanha, três centros de distribuição e outros ativos. A operação está sujeita a autorização por parte do regulador em matéria de concorrência e deverá estar concluída no primeiro semestre de 2024.
Esta transação surge na sequência do cancelamento, a 1 de agosto, da venda da Clarel ao fundo C2 Private Capital, anunciada em dezembro de 2022, por não ter cumprido todas as condições precedentes. Há um ano, o acordo de venda ascendia a 60 milhões de euros.