in

Adaptabilidade e resiliência serão as duas palavras chave de 2021

Foto Shutterstock

2021 será, novamente, um ano atípico e condicionado pela evolução da pandemia, no entender de Patricia Damiel, diretora geral da Nielsen para Portugal e Espanha. “Sempre e quando a situação sanitária estiver controlada na primeira metade de 2021, estimamos um exercício estável, praticamente plano para o conjunto do grande consumo”, apontou durante a jornada dedicada às perspetivas para 2021 organizadas pela Aecoc, a associação espanhola que congrega os interesses do sector.

Num cenário de controlo da pandemia no primeiro semestre, o grande consumo manteria face a um 2020 que Patricia Damiel definiu como “excecional”, onde as taxas de crescimento em Espanha praticamente triplicaram num sector que, como notou, é “tradicionalmente pouco elástico”.

 

Categorias mais afetadas com maior crescimento em 2021

Concretamente, o mercado espanhol cresceu, entre janeiro e outubro, 6,8%, catalisado, em muito boa parte, pelo consumo no lar. As categorias mais vinculadas aos sectores mais afetados pelas medidas de restrição da pandemia, como a hotelaria e as cadeias especialistas, tiveram um ano particularmente difícil. As bebidas caíram 42% em volume e as cadeias de perfumaria contraíram 23%.

Confirmando-se o cenário de controlo da pandemia na primeira metade de 2021, serão, precisamente, as categorias que, este ano, foram mais afetadas as que terão um crescimento maior. No caso da perfumaria, o aumento das vendas será superior à média do sector, mas sem que seja suficiente para recuperar o que foi perdido em 2020.

 

Incerteza

Patricia Damiel avançou, ainda, que 2021 será outro ano de incertezas e que, tal como aconteceu em 2020, a logística será fundamental para que as empresas se consigam adaptar a qualquer cenário e manter a capacidade de resposta que toda a cadeia de valor demonstrou durante toda a pandemia. No seu entender, a adaptabilidade e a resiliência serão as duas palavras chave de 2021.

Publicidade

Chicco Serviço Whatsapp

Chicco com serviço de atendimento personalizado via Whatsapp

Cyber Monday

Cyber Monday regista recorde de vendas nos Estados Unidos da América