in ,

Novos desafios para 2021

Foto Shutetrstock

Em 2021, as insígnias de retalho irão enfrentar novos desafios para captar a atenção dos clientes e incentivar a compra. Como tal, terão de encontrar novas formas de se conectarem aos consumidores e encontrar ferramentas de fidelização.

Para abordar estas tendências, a Tiendeo.com e a Nielsen fizeram um estudo dos novos hábitos de consumo, destacando quatro aspetos: digitalização, consumo responsável, omnicanalidade e poupança.

 

Digitalização

Com a crise pandémica e o confinamento, houve uma aceleração da adoção digital por parte dos consumidores. Segundo o estudo, que aborda em particular o mercado espanhol, nos últimos seis meses, 75% dos consumidores aumentou a sua frequência de buscas online. Destas pesquisas, 80% foi feito para que o consumidor se pudesse informar de ofertas e promoções. Como tal, a utilização da tecnologia está a ser, e continuará a ser, um fator catalisador na mudança dos hábitos de consumo.

 

Consumo responsável

O consumidor de 2021 é mais consciente dos seus gastos e planeia as suas compras. Em média, 63% dos consumidores faz o planeamento das suas compras e, destes, 26% faz uma lista detalhada e 37% anota só as coisas básicas.

As categorias onde existe um nível maior de planeamento são a alimentação, limpeza do lar e bricolage.

 

Omnicanalidade

Em 2020, os consumidores viram-se obrigados a procurar outros canais de compra durante o confinamento. Esta tendência nota-se também nas pesquisas online, onde 93% dos inquiridos declara ter utilizado o canal online antes de fazer a sua compra. Não obstante, 59% dos inquiridos tornou a fazer compras nas lojas físicas no final do confinamento.

Assim, o consumidor de 2021 terá uma atitude de compra omnicanal, ou seja, procura informação relevante para a planificação da compra através de meios online, para, finalmente, conclui a compra offline.

 

Poupança

Oito em cada 10 consumidores são mais sensíveis ao preço e às promoções. 70% dos consumidores revela-se bastante ou muito influenciado pelas promoções no momento de escolher o local onde compra.

Publicidade

Amazon português

Amazon já está em português de Portugal

Nortada

Nortada lança Pack de Sobrevivência para enfrentar o confinamento