Sentir as dores dos clientes

O cliente faz parte de um longo processo, não acontece por acaso ou sorte.

Frases feitas, buzzwords, chavões e inúmeros players do mercado com soluções “quase” milagrosas que nos convidam a repensar todo o processo, seja ele B2B ou B2C ou, ainda, o B2B2C. O facto é que cada cliente é hoje uma entidade informada e as chamadas” dores” que caracterizam a sua atividade são o motor das suas decisões.

Parece contraditório como, numa era de globalização e digitalização, voltamos a olhar para cada um de forma individual e não massificada. Por exemplo, uma empresa que produz com excelência necessita de ter ao seu lado e como advisor os próprios clientes, não é possível ser o melhor sem ter os clientes envolvidos no processo de produção e adaptação à realidade do mercado, uma vez que este se altera de forma muito rápida e com inúmeros fatores de difícil controlo, quando não conjugados.

O mesmo paradigma se coloca numa empresa de prestação de serviços, o cliente é o centro do seu processo, é necessário tê-lo ao seu lado para que o caminho da transformação se faça em conjunto.

Pergunto, constantemente, a possíveis futuros clientes como se envolvem nas decisões das suas empresas, se são espectadores ou atores do processo. Claramente, nesta Era Digital, a velocidade que está a ser imposta a todos os negócios obriga-nos a ser interventivos, a fazer parte da transformação dos processos, a sentir as “dores” dos nossos clientes para podermos agir de forma focada. Caso contrário, o comboio pode não parar na nossa estação!

Uma forma ligeira de falar de uma realidade complexa. Ser cliente é hoje mais difícil e ser fornecedor é uma enorme responsabilidade, pelo que a aposta certa numa plataforma que possa suportar os nossos processos é fundamental.

O acaso não acontece e a sorte dá trabalho, investir tempo nas decisões requer focus, mas garante muito maior concretização.

Rita Cordovil, CMO and Customer Engagement Bizdirect

Grande plano de renovação da Aldi foi aprovado

HP

HP confirma a sua liderança mundial no negócio de PC’s