in

Vendas da Primark crescem 38%

Foto Shutterstock

O volume de negócios da Primark, no conjunto do seu último exercício, ascendeu a 8.793 milhões de euros, mais 38% do que no ano anterior. O lucro operacional ajustado, durante este período, disparou 136%, para 865 milhões de euros.

O fim das restrições associadas à crise sanitária permitiu a reativação do tráfego nas lojas da gigante irlandesa, que, no entanto, especifica que as vendas comparáveis continuam a ser 10% inferiores às anteriores à Covid-19, apesar de estarem a subir 1% em relação a 2021.

 

Calor prejudica vendas ibéricas

Por regiões, os números da Primark na Península Ibéria melhoram consideravelmente em comparação com o ano passado, embora a empresa esclareça que o calor extremo prejudicou as vendas durante os meses de verão, motivando muitos consumidores a ficarem em casa.

No Reino Unido, as vendas da empresa aumentaram 48%, em linha com o que aconteceu no ano passado e melhorando oito pontos percentuais face ao pré-pandemia, que estão apenas 2% abaixo dos calculados em 2019.

Já na Europa continental, as vendas totais da empresa cresceram 42%, no último ano, embora ainda sejam 16% mais baixas do que antes da pandemia.

Finalmente, nos Estados Unidos, a empresa aumentou os seus resultados anuais em 11%, colocando as vendas comparáveis 3% acima de 2019.

No final do ano fiscal, a Primark tinha 408 lojas, número que deverá crescer para 530 até 2026, incluindo a abertura de 27 novas lojas, ao longo do exercício de 2022/23.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Portugal Exportador

Portugal Exportador reúne mais 1.000 empresas portuguesas com vista à internacionalização

Carrefour

Carrefour entrega compras diretamente no frigorífico