in

Um quarto das marcas mais valiosas do mundo provém da Ásia

A Ásia está a emergir como um ator influente no mundo das marcas globais. De acordo com o ranking “Kantar BrandZ Global 2023”, um quarto das marcas mais valiosas do mundo provém da Ásia, o que indica um crescimento e uma presença cada vez mais fortes na cena internacional.

No entanto, enquanto algumas marcas asiáticas estão a ganhar terreno, outras enfrentam desafios que afetam o seu valor.

O ranking revela que 25% das marcas mais valiosas do mundo é de origem asiática. Entre elas, quatro marcas da Índia são as mais importantes. Este é um indicador claro da prosperidade do país mais populoso do mundo e da sua crescente influência na arena empresarial global.

Apesar da sua proeminência no mercado global, a China apenas consegue posicionar uma marca no top 10 mundial, a Tencent, um gigante da tecnologia com um valor de marca de 141 mil milhões de dólares. Embora seja um feito significativo, o seu valor mal chega a um oitavo do líder indiscutível, a Apple, cujo valor de 880,5 mil milhões de dólares a coloca no topo.

A Google, com um valor de 577,7 mil milhões de dólares, vem logo atrás, em terceiro lugar.

Tanto na classificação global como na classificação das marcas asiáticas, há indícios de uma tendência de descida do valor. As empresas tecnológicas, que dominam grande parte da lista global, enfrentaram desafios económicos, como despedimentos em massa e a crise dos semicondutores, que tiveram um impacto negativo nos seus valores. Este declínio segue-se a um período de crescimento exponencial pós-Covid, em que o sector tecnológico registou um crescimento significativo.

 

Ascensão da Índia

Enquanto a China enfrenta contratempos económicos, a Índia está a emergir como uma potência global, apresentando um cenário propício para as marcas indianas. A China continua a ser líder em termos de população, mas a Índia está a ultrapassar o seu vizinho, com uma população jovem e sem os constrangimentos da política chinesa do “filho único”. Este ambiente favorável permitiu que duas marcas indianas, a Tata Consultancy Services e o HDFC Bank, se posicionassem no top 10 das marcas asiáticas.

Além disso, outras marcas indianas, como a Infosys e a Airtel, também ganharam terreno no ranking global, com valores de 26,16 mil milhões de dólares e 22,23 mil milhões de dólares, respetivamente. A Airtel também se destaca como a marca de crescimento mais rápido no ranking deste ano das marcas mais valiosas do mundo.

 

Siga-nos no:

Google News logo

The FoxTale

Influencers protagonizam a nova campanha da marca portuguesa The FoxTale

El Corte Inglés

El Corte Inglés alcança a certificação Resíduo Zero em 140 centros