in

Marcas conseguem aumentar compradores em 2020

Coca-Cola continua a ser a marca mais escolhida do mundo e as suas vendas online crescem 50%

Foto Shutterstock

Dettol, Vim e Lifebuoy foram as marcas que mais cresceram em 2020, em todo o mundo. O relatório “Brand Footprint”, da Kantar, indica que 29 em cada 50 marcas do top cresceram no número de vezes que foram escolhidas, seja pelo aumento do número de lares a comprar, seja pela frequência de compra ou ambos, durante a pandemia.

2020 foi um ano desafiante, mas as marcas FMCG mantiveram-se consistentes e responsivas às tendências do consumidor. A pandemia de Covid-19 alterou o crescimento anteriormente lento das marcas de FMCG, para um crescimento mais rápido na maior parte das marcas do top 50, em 2020. Com a penetração a ser o impulsionador mais importante para o crescimento das marcas, 88% aumentou o número de compradores que as escolheram. Em 2020, há um crescimento global mais consistente, com ganhos em compradores visíveis em mais mercados”, analisa Marta Santos, Sector Director da Kantar.

Pelo nono ano consecutivo, a Coca-Cola foi a marca mais escolhida em todo o mundo, sendo escolhida 6,5 mil milhões de vezes, um aumento de 4%, face ao ano anterior, no que diz respeito às compras para dentro do lar. No entanto, as vendas fora de casa caíram 20% relativamente a 2019, visto que a maioria das principais economias viveram confinamentos, tendo impactado o seu desempenho.

Tal como as compras online de Fast Moving Consumer Goods (FMCG) aceleraram durante a pandemia, também a Coca-Cola aumentou as suas vendas eletrónicas em 50%, sendo escolhida 59 milhões de vezes online.

Colgate, Lifebuoy, Maggi e Lays completam a lista das cinco marcas mais escolhidas, com o crescimento de 15% da Lifebuoy elevando-a para além dos três mil milhões de vezes em que foi escolhida e para a terceira posição, vinda da quinta, empurrando Maggi e Lay’s para uma posição abaixo.

Dettol, a marca que mais cresce

A Dettol foi a marca que mais cresceu em 2020, com um aumento de 39%, levando-a a ser escolhida quase 1,4 mil milhões de vezes, passando para a 16.º posição do ranking, vinda da 27.ª, em 2019. Este aumento, mais do dobro do crescimento de 2019 e quatro vezes o seu crescimento médio na última década, foi impulsionado por um aumento na penetração, com um em cada quatro lares a escolher Dettol durante 2020, em comparação com um em cada cinco em 2019, juntamente com um aumento de 10% na frequência de compra.

As marcas de higiene e de comida de conveniência foram as que mais beneficiaram com a pandemia. Juntamente com o crescimento da Dettol dentro dos lares de todo o mundo, a Lifebuoy, a Vim e a Palmolive também aumentaram as suas taxas de penetração, enquanto, na categoria de comida de conveniência, Maggi, Oreo, Heinz, Lays e Barilla foram todas escolhidas por mais lares em 2020, em comparação com 2019.

 

Aumento do gasto médio

O crescimento foi alcançado, apesar dos compradores reduzirem o número de idas às lojas, uma vez que o gasto médio por ocasião aumentou 11%. Como resultado, os consumidores expandiram as suas opções de compra e quase dois terços (64%) das 50 marcas do top encontraram compradores adicionais, durante 2020.

A Índia e os Estados Unidos foram os mercados mais importantes para o crescimento das 50 marcas do top em 2020, contribuindo com 55%.

A quota de mercado das marcas globais, no total das vendas, caiu em várias regiões. Já a quota de mercado das marcas locais cresceu 36,7%.

O top 50 permanece bastante consistente, com 44 das 50 marcas a aparecerem nos últimos cinco anos.

 

Online

Como a Kantar já identificou no seu relatório “Winning Omnichannel”, a pandemia acelerou as compras online de FMCG, aumentando as vendas em 45%. Como resultado disto, a Coca-Cola, a Heinz, a Nescafé, a Colgate e a Lay’s foram as cinco marcas mais escolhidas online. A L’Oréal Paris foi a marca mais bem-sucedida online, com 17% das suas vendas a serem feitas através deste canal. O crescimento de 35% compensou, parcialmente, as perdas em lojas físicas.

Publicidade

Feno de Portugal

Feno de Portugal lança a linha de desodorizantes hipoalergénicos com extratos naturais agora em spray

logística

Londres é a localização logística mais cara do mundo