in

PortugalFoods reúne sector agroalimentar no seu 10.º aniversário

A PortugalFoods, associação que agrega o ecossistema agroalimentar em Portugal, celebra este ano o seu 10.º aniversário. Para assinalar a data, a associação vai reunir os seus associados no dia 23 de novembro, no Pestana Palácio do Freixo, no Porto, para uma tarde de partilha e debate sobre os desafios do sector para os próximos anos.

Vamos unir o sector agroalimentar para fazermos um balanço desta década de trabalho conjunto e projetarmos os próximos anos. Um dos pontos altos desta celebração será a partilha das linhas orientadoras da estratégia de internacionalização para o próximo triénio, que será fundamental para o sector continuar a crescer nos mercados externos”, afirma Amândio Santos, presidente do Conselho de Administração da PortugalFoods.

A indústria agroalimentar tem registado um forte crescimento nos últimos anos, sendo já um dos principais empregadores no país e um dos sectores que mais exporta. De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação, Luís Medeiros Vieira, que também marcará presença no evento, as exportações têm tido um crescimento constante nos últimos anos, de 6% a 7% ao ano. No primeiro semestre deste ano, já vai com um crescimento de 6% em relação ao período homólogo. Em 2017, registou um valor de exportação de 6,6 milhões de euros, o que mostra o interesse crescente das empresas portuguesas nos mercados internacionais.

Para consolidar a expansão internacional do sector, a associação está a preparar a estratégia de internacionalização para 2019-2021, um trabalho que está a ser desenvolvido em conjunto com as entidades que compõe o ecossistema agroalimentar em Portugal, para que estas deem a sua opinião e partilhem a sua visão, contribuindo para uma estratégia comum que possa beneficiar todos os intervenientes. A elaboração da estratégia conta com o apoio institucional do Governo de Portugal, através do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Estado da Internacionalização.

A par da apresentação das linhas orientadoras da estratégia, o evento de aniversário servirá também para homenagear os associados com 10 anos de filiação. Nas mesas redondas, para abordar o trabalho da associação e do sector, estarão nomes como João Miranda, CEO do Grupo Frulact, Raquel Vieira de Castro, vice-presidente da PortugalFoods e administradora da Vieira de Castro, Ondina Afonso, presidente do Clube Produtores Continente e diretora de Qualidade e Investigação Sonae MC, Paulo Peereboom, CEO da Makro Netherlands, Juan Sanchez, diretor comercial da Primaprix, Ernesto Morgado, CEO da Ernesto Morgado, Tim Hogg, diretor da Plataforma de Investigação da Vinha e Vinho na UTAD e professor da Escola Superior de Biotecnologia da UCP, entre outros. O encerramento do evento ficará a cargo do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Publicidade

Publicidade

Arcádia reforça linha premium com Trufas e Toffees

Nestlé vai ajudar 50 milhões de crianças a ter uma vida mais saudável até 2030