Mercadona
in

Mercadona é a empresa mais inovadora para a ComputerWorld

O esforço desenvolvido, desde o início da pandemia, pela Mercadona, que pertence a um sector essencial como a distribuição, e o seu claro compromisso com a digitalização, foi decisivo para conquistar o Prémio ComputerWorld de empresa mais inovadora em 2020.

Mesmo nos meses mais difíceis desta crise, a Mercadona conseguiu continuar a operar sem problemas e com abastecimento garantido. O grupo destinou mais de 300 milhões de euros para o reforço da segurança dos seus clientes e colaboradores e, a nível tecnológico, tem continuado a apostar fortemente na digitalização, com um plano que ascende a 160 milhões de euros.

 

Tecnologia como fator agregador

Graças à tecnologia, afirma Sergio Pajares, diretor de inovação informática da Mercadona, que recolheu o galardão, os colaboradores puderam estar muito mais conectados com a empresa e a comunicação foi mais fluida. “As infraestruturas tecnológicas também têm respondido bem e não tivemos nenhuma incidência”, acrescenta. O porta-voz garante que “a pandemia revelou o papel que a tecnologia tem para a resiliência das organizações, mas também para inovar”.

O culminar da transformação digital das lojas (com os desafios tecnológicos que levaram à criação de novas secções, como Pronto para Comer), a monitorização dos equipamentos industriais graças à adopção da Internet das Coisas, da frota de camiões ou o arranque da produção de um novo ERP têm sido alguns dos últimos projetos tecnológicos de sucesso, frisa Sergio Pajares, que indica que outra iniciativa interessante foi o desenho e arquitetura dos sistemas e redes do novo bloco logístico do Parc Sagunt, em Valência, que será altamente digitalizado. “Também estamos a estudar a abordagem a projetos de inteligência artificial”, acrescenta.

 

Captação

A empresa dá continuidade ao processo de captação de talentos tecnológicos, iniciado em 2019, e para o qual contratará mais 100 pessoas que ingressarão na área de TI, que já conta com 800 profissionais. “A transformação digital é uma prioridade para a Mercadona”, afirma o diretor de inovação informática da empresa.

E-commerce continua em crescendo

Consumidor

Pandemia criou um consumidor mais emocional e exigente