in

Mercado mundial de smartphones encolhe no primeiro trimestre

Com 320 milhões de unidades comercializadas a nível global, o mercado de smartphones contraiu 6% no primeiro trimestre, segundo a Juniper.

A Apple experimentou a primeira queda significativa das vendas de iPhones, após ter registado fortes resultados no quarto trimestre de 2015.

O crescimento considerável da Xiaomi também desacelerou, com as vendas a diminuíram 1% em termos anuais, alcançando pouco mais de 14 milhões de unidades vendidas. Queda similar é estimada para a Lenovo, com 15,9 milhões de smartphones comercializados no primeiro trimestre.

As dificuldades do mercado chinês estão a afetar vários fabricantes, caso da Microsoft que registou o pior trimestre para as vendas de Lumia, com 2,3 milhões de unidades, e da Sony, que sofreu uma queda de 57%.

Já a Samsung estabilizou as vendas nos 83 milhões de unidades e a Huawei continuou a sua trajetória ascendente com 27 milhões de smartphones comercializados.

A Juniper antecipa uma potencial saída da BlackBerry do mercado dos smartphones num futuro próximo, a menos que as suas vendas invertam o caminho negativo. No primeiro trimestre, a queda foi de 53%.

Com o mercado, no seu conjunto, a travar o crescimento, os fabricantes estão a adaptar-se para o mercado de reposição. Não se antecipam grandes crescimentos, a menos que haja uma queda considerável dos preços de venda dos smartphones de gama baixa, o que significa que a tendência de queda do mercado deverá manter-se.

Publicidade

Publicidade

Fnac vitoriosa sobre a Conforama na compra da Darty

AB InBev coloca à venda ativos da SABMiller na Europa Central e de Leste