in

Mercado mundial de smartphones cresce 4% no 1.º trimestre

O mercado mundial de smartphones alcançou os 349,3 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre, mais 3,9% comparativamente ao mesmo período de 2015.

Segundo a Gartner, as vendas de smartphones representaram 78% do total de vendas de telemóveis nos primeiros três meses do ano e foram impulsionadas pela procura de equipamentos de baixo custo nos mercados emergentes e pela disponibilidade de modelos 4G a preços acessíveis.

A Samsung manteve, neste período, a liderança do mercado, com 81,2 milhões de unidades vendidas, apesar da sua quota ter reduzido dos 24,1% para os 23,3%. No segundo lugar continuou a Apple, apesar da queda de 14% nas vendas de iPhones, para um total de 51,6 milhões de unidades, o que motivou, consequentemente, a contração da sua quota em 3,1 pontos percentuais, para os 14,8%. O terceiro lugar também se manteve com a Huawei, que vendeu 28,9 milhões de unidades, o que permitiu aumentar a sua quota de 5,4% para 8,3%.

Já a Lenovo desapareceu do top 5, após as suas vendas terem caído 33%. Em contrapartida, graças ao forte crescimento na China, a marca Oppo subiu ao quarto lugar, com 16,1 milhões de smartphones vendidos e uma quota de 4,6%. O quinto posto pertence à chinesa Xiaomi, com 15 milhões de unidades vendidas e uma quota de 4,3%.

Por sistema operativo, os smartphones Android aumentaram a sua participação para os 84,1%.

Publicidade

Publicidade

Pós-venda é ainda mais importante no “e-commerce”

Grupo SEB compra a empresa alemã de acessórios de cozinha EMSA