A EDP, com um valor de marca de 2.302 milhões de euros, a Galp, com 1.332 milhões de euros, e a Jerónimo Martins, com 923 milhões de euros, lideram o ranking das 50 marcas portuguesas com maior valor financeiro. Esta é a conclusão do estudo anual da OnStrategy, que pretende apurar quais as marcas mais valiosas a nível nacional.
A empresa portuguesa de energia lidera o ranking, situando-se num nível robusto de força de marca. Este sucesso é fruto do seu posicionamento, reputação e presença no mercado, que, por sua vez, se traduz numa valorização do negócio da marca.
O top 5 do ranking das marcas portuguesas fica completo com o Pingo Doce, com um valor financeiro de marca de 847 milhões de euros em valor, e a TAP, que atinge os 733 milhões. Os sectores da energia e do retalho são, portanto, aqueles que detêm as marcas mais valiosas em Portugal.
As posições seguintes são ocupadas por marcas dos sectores da banca e das telecomunicações. O Millennium BCP alcança o sexto lugar (683 milhões de euros) e o BPI ocupa a nona posição (428 milhões de euros). Os sétimo e oitavo lugares são ocupados pela MEO (564 milhões de euros) e pela NOS (465 milhões de euros), respetivamente.
A completar o top 15 das marcas que mais se destacam na lista das marcas portuguesas com maior valor financeiro fazem ainda parte o Continente, a Caixa Geral de Depósitos, a Sonae, o Grupo Mota Engil, a The Navigator Company e a Delta.