publicidade gastos
Foto Shutterstock
in

Mais de 40% dos gastos totais com publicidade em 2024 virá dos Estados Unidos

Gastos totais de cerca de 420 mil milhões de dólares

Em apenas cinco anos, as marcas e os profissionais de marketing de todo o mundo gastaram mais de cinco biliões de dólares em publicidade, incluindo todas as formas de anúncios digitais, canais de redes sociais, publicidade de pesquisa e anúncios de TV, vídeo e rádio. Em 2024, prevê-se que o total de gastos em publicidade atinja um máximo histórico de 1,83 biliões de dólares e a maior parte desse valor virá do mercado dos Estados Unidos.

De acordo com os dados apresentados pela OnlyAccounts.io, mais de 40% dos gastos totais com publicidade em 2024, ou seja, cerca de 420 mil milhões de dólares, será proveniente dos Estados Unidos.

 

As marcas norte-americanas vão gastar mais em anúncios

Os Estados Unidos sempre foram responsáveis por uma grande parte dos gastos globais com publicidade. No ano passado, só a Google, a Amazon e o Facebook geraram mais de 60% das receitas globais de publicidade digital. No entanto, outros gigantes norte-americanos, como a Walt Disney e a Coca-Cola, também gastam valores impressionantes em publicidade, ajudando os Estados Unidos a liderar a tabela global dos maiores gastos em publicidade.

Além disso, a diferença entre o total das despesas com publicidade nos Estados Unidos e noutros mercados de topo é enorme. De acordo com a Statista Market Insights, prevê-se que as marcas e empresas norte-americanas gastem cerca de 420 mil milhões de dólares em publicidade este ano, mais 25 mil milhões de dólares do que no ano passado. Mais de metade desse valor será proveniente de anúncios de pesquisa e de televisão e vídeo, os dois maiores fluxos de receitas do sector publicitário dos Estados Unidos.

Este valor é ainda mais impressionante quando comparado com o total de gastos em publicidade noutras regiões. De acordo com a Statista, só os americanos gastarão mais 15% em publicidade do que as marcas e empresas de toda a Ásia. Prevê-se que o total das despesas com publicidade nesta região atinja os 363 mil milhões de dólares este ano.

As estatísticas mostram que a diferença entre os mercados dos Estados Unidos e da Europa é ainda maior. As marcas e empresas europeias gastarão cerca de 200 mil milhões de dólares em publicidade, em 2024, quase duas vezes menos do que as suas congéneres americanas.

 

Ásia é o sector publicitário com maior crescimento

Embora a maior parte dos gastos totais com publicidade venha dos Estados Unidos, o sector publicitário asiático registou o maior crescimento nos últimos anos. Em 2018, as marcas norte-americanas gastaram 252 mil milhões de dólares em publicidade, representando 37,5% do total mundial nesse ano. Desde então, a quota de mercado dos Estados Unidos aumentou 1%, para 38,6% em 2024.

A quota de mercado asiática cresceu mais de 3% neste período. Os dados da Statista mostram que as empresas asiáticas irão gerar 33,7% do total das despesas com publicidade em 2024, contra 30,6% há cinco anos.

Por outro lado, a Europa viu a sua quota de mercado cair durante este período. Em 2018, as empresas europeias representavam 21,4% do total das despesas com publicidade. Desde então, este valor desceu para 18,4%.

 

Siga-nos no:

Google News logo

APIAM 60 anos

APIAM assinala 60 anos

Resolve Já limpeza

Equipa da Resolve Já limpou o equivalente a seis campos de futebol em 2023