in

ID Logistics cresce 4,3% no primeiro semestre

ID Logistics

A ID Logistics anunciou os resultados do primeiro semestre de 2020, com receitas de até 776,6 milhões, valor que representa um crescimento de 4,3%. O grupo registou um aumento no lucro das atividades normais para 20,1 milhões (2,6% da margem operacional) e uma redução de 30,1 milhões na divida financeira líquida para 0,7 vezes a EBITDA.

Eric Hémar, presidente e CEO da ID Logistics, comenta que “no primeiro semestre de 2020, marcado pela crise sanitária de COVID-19, todas as equipas da ID Logistics orgulham-se, especialmente, de terem conseguido garantir, no meio de uma crise, as necessidades logísticas básicas nos países mais afetados pelo vírus. A ID Logistics tem contribuído também, em ótimas condições, para a rápida recuperação da atividade de alguns dos seus clientes. Neste contexto sem precedentes, o grupo tem experimentado um crescimento do seu negócio e da sua atividade normal. Este primeiro semestre ilustra a resiliência do modelo de negócio do grupo e a flexibilidade da nossa organização. A diversidade do nosso portefólio de clientes, a qualidade dos acordos com os parceiros, a nossa presença internacional e o empenho das nossas equipas têm sido fatores decisivos para ultrapassar esta crise sem precedentes”.

Aumento das receitas

Durante o primeiro semestre de 2020, a ID Logistics gerou receitas de 776,6 milhões de euros (um crescimento de 4,3% ou de 2% numa base comparável).

Em França, as receitas do primeiro semestre ascenderam a 344,1 milhões de euros, com um ligeiro decréscimo (-1,4%) face ao primeiro semestre de 2019. Após um bom crescimento da atividade (+3.5% no primeiro trimestre de 2020), o segundo trimestre foi afetado por medidas de contenção e diminuiu (-5,9% em relação a 2019).

As receitas internacionais do primeiro trimestre do ano foram de 432,5 milhões, mais 9,4% do que no primeiro semestre de 2019. Este comportamento inclui tanto os efeitos geralmente desfavoráveis das taxas de câmbio, principalmente na América Latina, como as mudanças no processo de consolidação, devido ao encerramento das operações na África do Sul, em setembro de 2019, e à consolidação das atividades da Jagged Peak (Estados Unidos), em dezembro de 2019.

Se excluirmos estes elementos, o crescimento da receita durante o primeiro semestre de 2020 é de 5,4%. À semelhança de França, o segundo trimestre regista um decréscimo devido à crise de COVID-19 (-0,2%), após um bom desempenho no primeiro trimestre (+11,2%).

Durante este período, o grupo realizou 10 novas aberturas (três em França e sete de âmbito internacional), de acordo com o plano de negócios inicial.

Aumento do lucro

Neste contexto único, a diversidade do portefólio de clientes, a presença internacional do grupo e o compromisso das suas equipas permitiram que a ID Logistics aumentasse o seu lucro operacional para 20,1 milhões de euros em 30 de junho de 2020 (em comparação com 19,5 milhões de euros em 30 de junho de 2019), e para manter uma margem operacional estável (2,6%).

Em França, um dos países mais afetados pela COVID-19, a margem operacional caiu de 3,8% no primeiro semestre de 2019 para 2,8% no primeiro semestre de 2020. A maior parte dessa queda foi devido aos custos diretos (máscaras, gel hidralcoólico, incentivos específicos, etc.) e aos custos indiretos (perda de produtividade, volatilidade de volume, ausência, etc.) da crise sanitária, parcialmente partilhada com os clientes.

Fora de França, por outro lado, a margem operacional aumentou de 1,6% no primeiro semestre de 2019 para 2,4% no primeiro semestre de 2020. O impacto da crise sanitária em Espanha foi compensado por um forte desempenho em países como Alemanha, Holanda e Rússia, que registaram um aumento de produtividade nos projetos recentemente iniciados. Os resultados fora de França foram também impulsionados pela integração favorável, durante o primeiro semestre do ano, das atividades nos Estados Unidos, adquirida no final de 2019.

Estabilidade

Os resultados do primeiro semestre de 2020 incluem um custo não corrente de 1,5 milhões de euros (incluindo 0,8 milhões de euros de redução do valor recuperável do ativo), com base na decisão do grupo de encerrar a sua atividade na China (representando menos de 1% da receita da empresa), em linha com a alteração da participação acionista do seu principal cliente no país.

Apesar desse custo, o lucro líquido do primeiro semestre de 2020 manteve-se estável em relação ao primeiro semestre de 2019 em 6,5 milhões de euros.

Perspetivas

A ID Logistics pretende continuar o seu desenvolvimento mantendo-se atenta à evolução da crise sanitária. Estará particularmente atento às inaugurações previstas para 2020 (15 no total), bem como ao aumento da produtividade dos projetos iniciados e ao total apoio aos seus clientes.

Depois de validar o seu modelo de negócio nesta crise, a ID Logistics está preparada para aproveitar as oportunidades que surgem através do desenvolvimento do e-Commerce, da relocalização industrial na Europa, do reforço de outsourcing e da concentração do setor.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Viva Wallet

Viva Wallet e JCB expandem colaboração a toda a Europa

Ribafreixo

Ribafreixo Wines lança promoção de verão