Oiça este artigo aqui:
O Grupo OLX, subsidiária da Prosus e operador dos portais OLX, Standvirtual e Imovirtual em Portugal, registou um crescimento de +18% de receitas e uma subida de 61% no lucro, em relação a 2024.
A empresa alcançou receitas no valor de 777 milhões de dólares, um aumento de +18% em comparação com o ano passado. O EBIT ajustado (aEBIT) ascende a 270 milhões de dólares, representando assim um crescimento de +61% (em moeda local) face ao ano de 2024, enquanto a margem aEBIT foi de 35%, uma expansão significativa face aos 25% registados no exercício fiscal de 2024.
Principais categorias
Os portais – nove marcas em nove mercados a nível mundial – recebem diariamente perto de 64 milhões de anúncios, com 29 milhões de utilizadores mensais nas apps. Em particular, as categorias de Automóvel, Imobiliário e Emprego tiveram desempenhos excecionais:
- Automóvel: Alcança um crescimento de +24% no volume de receitas face ao ano anterior, impulsionado por ferramentas inovadoras para stands e funcionalidades de confiança como relatórios de histórico de viaturas e avaliações. O Grupo OLX continua a tornar a compra e venda de automóveis mais segura e eficiente.
- Imobiliário: Apresenta um aumento de +23% no volume de receitas relativamente ao ano passado, apoiado por diversas melhorias no produto como a implementação de uma plataforma unificada, redesenho da aplicação mobile e ferramentas otimizadas para agentes. O investimento em ferramentas para profissionais está a desbloquear um significativo potencial de crescimento.
- Emprego: O Grupo OLX reforçou a sua presença nos principais mercados de trabalho – blue e grey collar na Polónia, Roménia e Ucrânia, com investimentos em funcionalidades de employer branding e capacidades de matching potenciadas por IA. A categoria OLX Emprego continua a acelerar e a expandir-se rapidamente.
“Estou muito satisfeito com o nosso desempenho financeiro no exercício fiscal de 2025. Estamos a assistir a um crescimento forte e rentável em todas as nossas categorias e mercados chave. Isto prova que tomámos a decisão estratégica certa ao reforçar o foco nas nossas principais áreas B2C – Automóvel, Imobiliário e Emprego – em mercados selecionados e de elevado crescimento. Os nossos investimentos em Inteligência Artificial estão a começar a dar frutos e vão permitir-nos explorar ainda mais o nosso potencial de crescimento rentável no futuro. Olhando para o que vem a seguir, estamos mais do que confiantes de que conseguiremos atingir um crescimento sustentado da receita superior a 20%, com margens de lucro a aproximarem-se ou mesmo a ultrapassarem os 50%”, afirma Christian Gisy, CEO do Grupo OLX,.
Em Portugal
Em 2024, as plataformas do Grupo OLX impulsionaram avanços significativos nos seus respetivos sectores, desde a promoção da economia circular até ao desenvolvimento de soluções digitais para os mercados automóvel e imobiliário.
Nomeadamente, o Standvirtual introduziu avaliações de stands e melhorou os tempos de resposta aos leads, estabelecendo novos padrões no sector automóvel. Por sua vez, o Imovirtual lançou uma plataforma renovada, com funcionalidades avançadas como pesquisas baseadas em mapa, histórico de preços dos anúncios e alertas em tempo real, redefinindo a experiência imobiliária dos seus utilizadores.
Aposta em IA
O Grupo OLX investe de forma constante em soluções de IA de ponta. No último ano, investiu mais de 17 milhões de dólares para reforçar as suas capacidades de IA, ferramentas e base de talento.
Tendo em conta todo o trabalho realizado pelas equipas de dados e IA, a empresa já implementou 55 casos de uso de IA em todo o negócio, melhorando a personalização, a confiança e a automatização, tanto para utilizadores como para clientes profissionais.
Desde uma pesquisa mais inteligente, à moderação da plataforma e proteção contra fraudes, a IA continuará a ser um pilar essencial da estratégia de crescimento do Grupo OLX.