in

Franqueado do Carrefour adquire seis lojas Shoprite no Uganda

A Majid Al Futtaim, detentora de franquias do Carrefour, chegou a um acordo para adquirir seis lojas no Uganda à retalhista sul-africana Shoprite, avança a Reuters.

No mês passado, a Shoprite indicou que encerraria as operações no Uganda e Madagascar, após uma série desvalorizações cambiais, preços mais baixos de “commodities” e à elevada inflação, que atingiu a os rendimentos das famílias e pesaram sobre os ganhos.

A Majid Al Futtaim, com sede nos Emirados Árabes Unidos e detentora dos direitos de franquia do Carrefour em dezenas de países, assinou um acordo com a Shoprite para assumir as lojas no Uganda até ao final deste ano. O valor do negócio não foi revelado.

 

Mercado

O Carrefour entrou no Uganda em 2019 e atualmente opera duas lojas. Já a Shoprite está neste mercado desde 2000.

Nos últimos anos, o sector retalhista neste mercado assistiu ao êxodo constante de empresas estrangeiras, principalmente da África do Sul, no rescaldo da desaceleração do crescimento económico, exacerbada pelos efeitos da Covid-19. As duas Carrefour no Uganda concorrem, principalmente, com redes locais, incluindo a Capital Shoppers, que tem vários pontos de venda na capital Kampala.

Yoyoso

Yoyoso chega à Madeira

Amazon

Amazon bane centenas de marcas chinesas por fraude nas avaliações