in ,

Comércio a retalho na Europa cresce 0,3% em fevereiro

Portugal com o terceiro maior aumento

Imagem: Shutterstock

Em fevereiro, o volume do comércio a retalho aumentou ligeiramente 0,3%, tanto na zona euro como na União Europeia como um todo, em comparação com janeiro, segundo estimativas do Eurostat, o gabinete de estatística da União Europeia. Em janeiro, o volume do comércio a retalho tinha aumentado 0,2% na zona euro e 0,5% na União Europeia.

Especificamente, na zona euro, em fevereiro, em comparação com janeiro, o volume do comércio a retalho aumentou 3,2% para os combustíveis automóveis e 0,8% para os produtos não alimentares, enquanto diminuiu 0,5% para os alimentos, bebidas e tabaco. Na União Europeia, o volume aumentou 3,9% para os combustíveis automóveis e 0,4% para os produtos não alimentares, enquanto caiu 0,4% para os alimentos, bebidas e tabaco.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, os maiores aumentos mensais no volume total do comércio a retalho foram registados na Eslovénia (+8%), Países Baixos (+4%) e Portugal (+2,3%). Os maiores declínios foram observados na Bélgica (-1,8%), Estónia (-1,7%) e Polónia (-1,6%).

 

Base anual

Em comparação com fevereiro de 2021, o volume do comércio a retalho ajustado ao calendário aumentou 5% na zona euro e 5,4% na União Europeia.

Numa base anual, o volume do comércio a retalho na zona euro aumentou 12% para os combustíveis automóveis e 9,3% para os produtos não alimentares, enquanto diminuiu 2% para os alimentos, bebidas e tabaco. Na União Europeia, o volume aumentou 12,7% para os combustíveis automóveis e 9,6% para os produtos não alimentares, enquanto caiu 1,5% para os alimentos, bebidas e tabaco.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, os maiores aumentos anuais no volume total do comércio a retalho foram registados na Eslovénia (+21,7%), Eslováquia (+16,5%) e Portugal (+15,9%). As maiores diminuições foram observadas na Áustria (-5,9%), Bélgica (-5,1%), Chipre e Finlândia (ambos -2%).

Insolvências

Insolvências no primeiro trimestre registam aumento de 3,7% face a 2021

Bettery

Bettery apresenta barras de proteína 100% vegetal