Nightmare before Christmas: o estranho mundo d’O Consumidor

Armando Mateus, Chief Experience Office Touchpoint Consulting
Armando Mateus, Chief Experience Office da Touchpoint Consulting

Há apenas dois mundos onde o Halloween e o Natal se juntam… o estranho mundo de Jack Skellington e o estranho mundo d’O Consumidor.

Poderá parecer estranho juntar a mais sombria estória de Tim Burton, o Pai Natal e o retalho numa mesma narrativa, mas essa será certamente a realidade do ano de 2021. Depois de mais de 18 meses de uma clausura dos consumidores e de inúmeras tentativas de regresso à normalidade, existe um sentimento de festividade que tende a ignorar os mais óbvios avisos à navegação.

Nem o cancelamento do Natal em 2020, no pico da pandemia, nem as anunciadas dificuldades das cadeias de abastecimento parecem impedir o consumidor de querer comemorar dois Natais de uma só vez, de comemorar, em poucas semanas, tudo o que não fez em mais de 18 meses. É como quando o rei do Halloween, Jack Skellington, se deparou com o mundo do Natal e decidiu organizar tudo sem ter a verdadeira percepção do espírito natalício.

O mundo do retalho há muito que decidiu adoptar o Halloween e a Black Friday como momentos de antecipação do Natal, mas será que esta busca desenfreada pelas melhores oportunidades não irá colocar em causa a possibilidade de garantir uma boa consoada? Será que não nos estamos a preparar para uma pressão excessiva das cadeias de abastecimento, lembrando o momento em que o Pai Natal é raptado pelas crianças travessas e lhes pergunta se elas nunca ouviram falar em “paz na Terra e boa vontade”?

 

Dados

Os dados mais recentes mostram que, já em 2020, mais de metade dos consumidores começaram a antecipar as suas compras de Natal em dois a três meses, mas num momento em que ainda existia em stock quantidades suficientes para assegurar as necessidades. Neste momento, há já quem coloque em causa a presença do nosso fiel amigo, o bacalhau, na ceia de Natal. Muitas são as notícias de marcas e retalhistas que tentaram antecipar a compra, num movimento de “chegar primeiro que os outros” que é típico duma sociedade em velocidade cruzeiro, mas cujos efeitos, numa sociedade pós-confinamento, poderão ser desastrosos. Tal como numa estrada com muito trânsito, o que acontecerá se o primeiro da fila abrandar? Os seguintes travam a fundo e os do fim da fila poderão, eventualmente, chocar e ter danos profundos.

Com os preços a aumentar a cada dia que passa, devido ao aumento dos custos das matérias-primas e aos custos de transporte, o aparente aumento de vendas do retalho poderá não passar de uma falácia no momento em que os consumidores forem obrigados a colocar um travão nas suas despesas. Tal como Sally diz a Jack … “não pareces tu próprio, tu és o rei das abóboras, não és o Pai Natal. Falta qualquer coisa …”. Falta certamente a consistência, falta a estratégia de longo prazo e parecem vir a faltar os produtos. De acordo com o mais recente estudo da Adobe Analytics, em mais de um milhão de visitas a retalhistas online, as rupturas estavam 24% acima do valor de 2020 e … 172% acima do período pré-pandemia. E quais as principais categorias afectadas? Vestuário, artigos para desporto, artigos para bebé e eletrónica. Ou seja, algumas das principais categorias que constam das nossas listas de compras e ofertas de Natal.

 

Online

Mas será que, tal como o Pai Natal, o comércio online ainda vai a tempo de salvar o Natal? A avaliar pela capacidade de resposta no início da pandemia, espera-se que os retalhistas tenham aprendido com as dificuldades sentidas e investido em estratégias de aprovisionamento e armazenagem que lhes permitam responder às súbitas mudanças de necessidades deste estranho Consumidor. Os dados mais recentes colocam algumas nuvens cinzentas sobre essa possível salvação, apontando antes para que o protagonismo passe para os operadores de proximidade e para os serviços de entrega ao domicílio. Mas, para isso, é necessário que haja produto para entregar. E, para isso, é preciso que as ondas da quarta vaga pandémica que percorrem a Europa se mantenham afastadas das nossas chaminés, mesmo quando se teima em desconfinar à força, tentando recuperar à força o tempo perdido.

A capacidade de resiliência do retalho e das marcas está à prova e é fundamental que cada um desempenhe o seu papel, sem fanatismos ou comportamentos típicos do asilo de loucos em que o Pai Natal foi preso pelo bicho-papão (não, não me estou a referir à dissolução do Parlamento e às eleições antecipadas para 30 de Janeiro!).

No fim, o importante é que todas as Sally’s e todos os Jack’s se encontrem sob a luz do luar para descobrir e apreciar um novo mundo, o mundo duma realidade pós-pandémica, o estranho mundo d’O Novo Consumidor.

Armando Mateus, Chief Experience Officer da TouchPoint Consulting International
Armando Mateus
Chief Experience Officer da TouchPoint Consulting

Sandra Loureiro, diretora de marketing Staples Portugal

Real Time Marketing: é uma tendência agora ou o “agora” é a tendência?

Pedro Lopes - Business Development Director

O que se passou com o “lipstick effect” e o futuro da beleza