A confiança do consumidor alemão deverá cair em setembro, devido à diminuição das expectativas de rendimentos e da propensão para comprar, segundo um inquérito da GfK.
A empresa de consultoria prevê que o índice de confiança do consumidor caia para menos 25,5 em setembro, de um valor ligeiramente revisto de menos 24,6 em agosto.
“As hipóteses do sentimento do consumidor poder recuperar, de forma sustentável, antes do final deste ano estão a diminuir cada vez mais“, disse o especialista em consumo da GfK, Ralf Buerkl. “A persistência de taxas de inflação elevadas, nomeadamente nos sectores da alimentação e da energia, estão a impedir qualquer melhoria no clima de consumo“.
Uma vez que o clima de consumo deverá manter-se a um nível baixo nos próximos meses, o consumo privado não dará um contributo positivo para o desenvolvimento económico global este ano e será, antes, um fardo para as perspetivas de crescimento na Alemanha, indica a GfK.
Agosto
Comparando estes valores com os do mês anterior, julho, verificou-se uma diminuição da vontade de comprar (de menos 14,3 para menos 17) e uma diminuição das expectativas de rendimento (de menos 5,1 para menos11,5).
As expectativas do ciclo económico também diminuíram de um valor positivo de 3,7 em julho para menos 6,2 em agosto.
Estes valores foram recolhidos durante o período de inquérito, de 3 a 14 de agosto.