Comunidades de energia renovável + retalho = eficiência e económica e ambiental

Basílio Simões, vice-chairman e cofundador da Cleanwatts
Basílio Simões, vice-chairman e cofundador da Cleanwatts

Cada vez mais, privilegiamos produtos de origem biológica, embalagens sustentáveis e uma redução da utilização do plástico na hora de fazer compras. Mas, até chegarem às prateleiras, que caminho foi feito pelos produtos que consumimos? E de que forma toda a cadeia de valor no sector do retalho está a promover a transição energética?

Os veículos pesados, como camiões e autocarros, são responsáveis por cerca de um quarto das emissões de CO2 do transporte rodoviário na União Europeia e por cerca de 5% das emissões totais. Apesar de terem sido registadas melhorias a nível da eficiência do consumo de combustível, a realidade ainda é preocupante: as emissões continuam a aumentar, principalmente devido ao aumento do tráfego rodoviário de mercadorias.

 

Logística verde

No caso específico do retalho, a atividade comercial depende muito do transporte e da entrega de produtos, mas também do fornecimento de matérias-primas, pelo que o conceito de “logística verde” – que significa minimizar o impacto dos processos logísticos sobre o meio ambiente – é um objetivo central da operação. Numa fase posterior, as empresas têm igualmente em mãos a questão do armazenamento.

Para promover esta “logística verde”, será necessário modificar cada uma das etapas da cadeia de valor, atingindo assim um equilíbrio entre a eficiência económica e ambiental. Já há vários casos de empresas na linha da frente das políticas de sustentabilidade, ligadas aos três pilares ESG: ambiental, social e governance. Neste caminho, em específico na dimensão ambiental, têm adotado tecnologias que permitem medir as emissões produzidas em tempo real, planear melhor as rotas de transporte e gerir de forma competente todos os recursos que têm. A conservação e as embalagens dos produtos são também mais seguras e sustentáveis, com uma minimização dos materiais necessários, assim como o seu impacto ao nível da poluição que podem gerar. Nas suas infraestruturas, é igualmente visível a aposta no uso de energias renováveis.

 

Comunidade de Energia Renovável

No entanto, existe um potencial enorme por explorar, com benefícios que podem ser partilhados com as populações mais próximas, reforçando assim o papel na sociedade destas empresas. Basta pensarmos na área total de um centro logístico, armazém ou hipermercado e acrescentarmos painéis fotovoltaicos na sua extensão, com o autoconsumo renovável a cobrir as necessidades, mas também a oferecer a possibilidade de partilhar o excedente com as populações vizinhas. Como? Através da criação de uma Comunidade de Energia Renovável (CER).

A energia representa uma fatia muito considerável dos custos das empresas, muitas vezes superiores a 35%. Com uma CER, será possível satisfazer as necessidades de consumo a um baixo custo, otimizando a gestão energética e maximizando proveitos com a comunidade envolvente, incluindo as unidades de produção, os sistemas de armazenamento, a frota de veículos, os equipamentos e cargas flexíveis (sistemas de aquecimento e ar condicionado, sistemas de águas quentes sanitárias, entre outros), bem como cargas controláveis (sistemas de iluminação, equipamentos de serviços administrativos, entre outros), que agregados poderão ser geridos de forma inteligente por via da eficiência e do autoconsumo. Por outro lado, pode maximizar os proveitos com o fornecimento/venda de serviços energéticos e/ou partilha de energia com os diversos membros da CER, já que possibilita que as empresas gerem proveitos nos períodos em que não operam ou conseguem suprir todas as necessidades.

 

Transição energética

Se, atualmente, já vemos carregadores de veículos elétricos em tantos locais, de forma a “piscar o olho” aos consumidores que se deslocam deste modo, porque não fidelizar outros através da promoção de uma CER, que é destacada pela Comissão Europeia como um dos meios mais eficazes na transição energética?

Este é o legado pelo qual nos devemos mobilizar, em nome das gerações vindouras. Só assim será possível alcançar a neutralidade carbónica dos territórios e assegurar o posicionamento estratégico verde das empresas, sem esquecer a sua competitividade e eficiência. Ao mesmo tempo, estamos a permitir que uma nova cidadania floresça: a cidadania energética, em que todos podemos ter uma palavra na forma como produzimos, consumimos e comercializamos energia.

Basílio Simões, vice-chairman e cofundador da Cleanwatts
Basílio Simões
Vice-chairman e cofundador da Cleanwatts

José António Rousseau, docente e investigador da UNIDCOM/IADE

A concorrência na distribuição

Mariana Jota, Diretora de Estratégia da Vonzu

Devoluções sustentáveis: um paradoxo ou uma nova realidade?