in

Alibaba quer atingir a neutralidade carbónica até 2030

Foto Shutterstock

O Grupo Alibaba comprometeu-se a atingir a neutralidade carbónica até 2030. Ao trabalhar com comerciantes e consumidores, irá ainda reduzir as emissões de carbono em 1,5 gigatoneladas em todo o seu ecossistema digital, até 2035, tornando-se o primeiro grande operador a estabelecer essa meta.

Os objetivos exigem que o Alibaba vá além da prática corporativa comum de, simplesmente, compensar as emissões de carbono através da compra de créditos de carbono nos mercados comerciais. Para atingir as metas, o grupo terá de aumentar a eficiência e colaborar com as partes interessadas em toda a sua plataforma. “Ambicionamos ser uma força de mudança positiva na sociedade e assumir ainda mais responsabilidade dentro do ecossistema digital do Alibaba“, disse Daniel Zhang, presidente e CEO do grupo, aos investidores.

 

Oportunidade de negócio

Além de socialmente responsável, o combate às alterações climáticas representa uma oportunidade de negócio. Na prossecução da sua descarbonização, o Alibaba está a implementar os seus serviços de digitalização empresarial, como a computação na Cloud, a inteligência de dados e serviços logísticos mais sustentáveis.

As empresas que migrem para a Cloud reduzem a sua pegada de carbono em 84%, em média, de acordo com os consultores da Accenture. A Alibaba Cloud também planeia atingir a neutralidade carbónica, até 2030.

A descarbonização também está em sintonia com a mudança de atitude da sociedade em relação ao desperdício. Os consumidores estão cada vez mais a adotar um estilo de vida de baixo carbono e a procurar produtos recicláveis certificados ou menos embalagens. O Alibaba já está a promover o consumo de produtos “verdes”, incentivando os consumidores a adotarem transportes ecológicos e a alimentarem o mercado dos produtos em segunda mão.

O grupo planeia também desempenhar um papel no esforço de mitigação das alterações climáticas, alavancando tecnologia mais eficiente, bem como aumentando a proporção de energias renováveis no seu consumo de eletricidade. Será adotada uma abordagem multifacetada, incluindo a redução do carbono, a compensação e a remoção ativa dos gases com efeito de estufa (GEE) da atmosfera. O Alibaba fornecerá atualizações anuais sobre os seus progressos no sentido da neutralidade carbónica, verificados por auditores acreditados.

Publicidade

Quinta do Portal

Quinta do Portal renova rótulos dos seus vinhos do Porto

Meu Super

Meu Super é Escolha do Consumidor pelo 7.º ano consecutivo