in

Alibaba quer atingir a neutralidade carbónica até 2030

Foto Shutterstock

O Grupo Alibaba comprometeu-se a atingir a neutralidade carbónica até 2030. Ao trabalhar com comerciantes e consumidores, irá ainda reduzir as emissões de carbono em 1,5 gigatoneladas em todo o seu ecossistema digital, até 2035, tornando-se o primeiro grande operador a estabelecer essa meta.

Os objetivos exigem que o Alibaba vá além da prática corporativa comum de, simplesmente, compensar as emissões de carbono através da compra de créditos de carbono nos mercados comerciais. Para atingir as metas, o grupo terá de aumentar a eficiência e colaborar com as partes interessadas em toda a sua plataforma. “Ambicionamos ser uma força de mudança positiva na sociedade e assumir ainda mais responsabilidade dentro do ecossistema digital do Alibaba“, disse Daniel Zhang, presidente e CEO do grupo, aos investidores.

 

Oportunidade de negócio

Além de socialmente responsável, o combate às alterações climáticas representa uma oportunidade de negócio. Na prossecução da sua descarbonização, o Alibaba está a implementar os seus serviços de digitalização empresarial, como a computação na Cloud, a inteligência de dados e serviços logísticos mais sustentáveis.

As empresas que migrem para a Cloud reduzem a sua pegada de carbono em 84%, em média, de acordo com os consultores da Accenture. A Alibaba Cloud também planeia atingir a neutralidade carbónica, até 2030.

A descarbonização também está em sintonia com a mudança de atitude da sociedade em relação ao desperdício. Os consumidores estão cada vez mais a adotar um estilo de vida de baixo carbono e a procurar produtos recicláveis certificados ou menos embalagens. O Alibaba já está a promover o consumo de produtos “verdes”, incentivando os consumidores a adotarem transportes ecológicos e a alimentarem o mercado dos produtos em segunda mão.

O grupo planeia também desempenhar um papel no esforço de mitigação das alterações climáticas, alavancando tecnologia mais eficiente, bem como aumentando a proporção de energias renováveis no seu consumo de eletricidade. Será adotada uma abordagem multifacetada, incluindo a redução do carbono, a compensação e a remoção ativa dos gases com efeito de estufa (GEE) da atmosfera. O Alibaba fornecerá atualizações anuais sobre os seus progressos no sentido da neutralidade carbónica, verificados por auditores acreditados.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Quinta do Portal

Quinta do Portal renova rótulos dos seus vinhos do Porto

Meu Super

Meu Super é Escolha do Consumidor pelo 7.º ano consecutivo