in

AdegaMãe apresenta nova referência Tinto Atlântico 2020

AdegaMãe

A AdegaMãe acaba de lançar no mercado um vinho inédito: o Tinto Atlântico 2020. Uma referência que reforça a nova categoria de Vinhos de Parcela da casa de Torres Vedras e que se destaca pela elegância e frescura, atributos potenciados a partir da variedade Pinot Noir, implementada na vinha AdegaMãe mais próxima do mar, a cerca de 10 quilómetros da costa.

Em plena quinta da AdegaMãe, num terroir muito marcado pelo clima de influência marítima e, por isso, propício para a evolução de variedades brancas, foi implementada também, em 2012, uma única casta tinta, Pinot Noir, numa parcela orientada a nascente. É conhecida a adaptabilidade do Pinot Noir a este ambiente mais fresco.

Após vários testes de vinificação, o enólogo Diogo Lopes apurou o trabalho de adega que veio dar um carácter ainda mais especial a este novo vinho. “Todo o processo de vinificação visou potenciar a elegância e frescura que o Pinot Noir demonstra por natureza. Os cachos foram incorporados inteiros no início da fermentação, numa curtimenta tradicional, interrompida ao final de três dias. Aí, o vinho foi drenado para barricas usadas. A extração foi menor e, assim, apurámos a fruta jovem característica da casta e o perfil de acidez e frescura, tudo num registo muito equilibrado. É um tinto de taninos finíssimos, sedutor, elegante, que sugere, até, ser bebido a uma temperatura mais fresca”, explica o enólogo Diogo Lopes.

 

Vinhos de Parcela

Foram produzidas sete mil garrafas deste novo Tinto Atlântico, já disponível no mercado.

Ainda na categoria de Vinhos de Parcela, a AdegaMãe anuncia a nova colheita de 2019 do seu Vinhas Velhas, um 100% Vital oriundo de uma parcela em plena Serra de Montejunto. Por fim, chegam ainda ao mercado novas colheitas AdegaMãe Reserva Tinto 2017 e Dory Branco 2021.

Zabka Nano Leroy Merlin

Leroy Merlin abre pequenas mercearias nas suas lojas

Lidl Estónia

Lidl chega à Estónia