in

Dirk Niepoort lança vinho Sem Maneiras desenvolvido com Ljubomir Stanisic

Vinho tinto da região de Portalegre à venda nos espaços do Continente

Dirk Niepoort e Ljubomir Stanisic

O projeto Niepoort + Stanisic, materializado no vinho Sem Maneiras, revela em si as suas personalidades distintas, enquanto dá a provar, também, o que têm em comum, com o Alto Alentejo e Portalegre como fundo.

Este Sem Maneiras é um primeiro passo para um vinho Niepoort alentejano, mas não demasiado alentejano”, explica Dirk Niepoort, à frente da centenária casa Niepoort. “É feito a partir de vinhas velhas, em vinhas de altitude, quase sem madeira, sem extracção, numa região que me fascina e que tem um potencial enormíssimo. Os vinhos desta região são mais leves, mais frescos e têm uma personalidade muito vincada”, complementa.

Há mais de dez anos que Dirk Niepoort e Ljubomir Stanisic são amigos. O produtor de vinhos e o chef partilham a paixão pela boa comida e por bons vinhos, elementos fundamentais para refeições memoráveis. Já tinham feito alguns vinhos do Douro em conjunto, como o Bicho do Mato ou Mó. Mas quando Ljubomir Stanisic provou, pela primeira vez, em agosto do ano passado, um vinho criado por Dirk Niepoort em Portalegre, ficou impressionado pelas características diferenciadoras da região e retomaram a ideia de fazer novamente um vinho os dois.

Num jantar em casa do chef, em Grândola, Dirk Niepoort levou três amostras do vinho de Portalegre, com estruturas diferentes, e procuraram o vinho mais gastronómico, aquele que servisse melhor vários pratos do chef. É este vinho, apelidado de Sem Maneiras, que lançam agora, uma edição limitada de um vinho DOC de Portalegre de 2017, que pode ser adquirido nos espaços do Continente pelo PVP recomendado é de 12,99 euros.

 

Vinho de contrastes

No Alto Alentejo, entre a planície e a altitude da serra de S. Mamede, este vinho tem a elegância e o equilíbrio dos solos de granito e xisto. Estagiou 24 meses em ânfora. É também um vinho de contrastes, entre o calor do Alentejo e a frescura da serra.

A cor deste Sem Maneiras é aberta e intensa. No nariz, tem notas balsâmicas e florais, sobre uma base de frutos vermelhos. É um vinho marcadamente gastronómico, que Dirk Niepoort sugere que acompanhe o prato de polvo que Ljubomir Stanisic tem na carta do seu restaurante

2019, já tinha sido listado nos “50 Best Discovery” e agora é detentor de uma Estrela Michelin no Guia de 2021.

Publicidade

Minipreço

Vendas da DIA crescem 0,7% em Portugal

lojas

Portugueses vão mais às lojas em 2021