Vista panorâmica de uma feira comercial movimentada, com expositores e visitantes num pavilhão

Fruit Attraction gera 419 milhões de euros e supera 121 mil profissionais

A Fruit Attraction 2026 encerrou uma edição recorde em Madrid, com um impacto económico estimado em 419 milhões de euros, mais 3% do que em 2025, e um contributo para a manutenção de 3.106 empregos na região.

Organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX, a feira decorreu entre 6 e 8 de outubro e deverá ter ultrapassado os 121 mil profissionais oriundos de mais de 150 países.

A segunda jornada estabeleceu ainda um novo máximo de visitantes em simultâneo numa feira realizada na IFEMA MADRID, com mais de 55.200 participantes.

2.500 empresas de 78 países

A edição de 2026 reuniu cerca de 2.500 empresas expositoras de 78 países, ocupando uma área de 162 mil metros quadrados.

As empresas espanholas representaram 51% do total de expositores, com presença de todas as comunidades autónomas produtoras de frutas e hortaliças.

A dimensão internacional da feira reforça o seu papel como plataforma comercial para um sector fortemente orientado para a exportação e no qual logística, inovação e diferenciação de produto assumem um peso crescente.

Frutas e hortaliças valem 21,9 mil milhões em Espanha

O sector hortofrutícola é atualmente o principal segmento da agricultura espanhola. Em 2025, frutas e hortaliças representaram um valor superior a 21,9 mil milhões de euros, equivalente a 60% da Produção Vegetal Final e a 32% da Produção Final Agrária espanhola.

A produção anual ronda os 24,64 milhões de toneladas, sendo cerca de 60% destinada à exportação, o que mantém Espanha como líder europeu na produção e exportação hortofrutícola.

Conveniência e valorização dos frescos ganham importância

Para além da dimensão comercial, o balanço sectorial da edição voltou a colocar em evidência a transformação das categorias de frescos. Entre as tendências em destaque estiveram soluções orientadas para conveniência, formatos e embalagens mais ajustados às novas ocasiões de consumo e estratégias destinadas a aumentar o valor percebido de frutas e hortaliças.

A evolução mostra um sector que procura responder a consumidores mais exigentes em fatores como praticidade, conservação, facilidade de preparação e informação, sem perder atributos associados a frescura e qualidade.

Para produtores, retalhistas e operadores logísticos, esta transformação aumenta também a importância da inovação na cadeia de abastecimento e da capacidade de colocar produtos frescos nos mercados internacionais com maior eficiência.

Publicidade

Conferência “A idade não se vê”, sobre proteção de menores e vendas responsáveis; 13 de outubro, 10h–12h, Lisboa
Conferência “A idade não se vê”, sobre proteção de menores e vendas responsáveis; 13 de outubro, 10h–12h, Lisboa
Siga-nos em sidebar-1