A Aquasorgal obteve a certificação ASC Feed Standard, emitida pela DNV, reforçando a sua posição junto de produtores de aquacultura que trabalham em mercados internacionais com requisitos crescentes de sustentabilidade e rastreabilidade.
A certificação foi entregue no dia 29 de setembro, durante a Aquaculture Europe 2026, realizada na Eslovénia, onde a empresa marcou também presença como expositora.
Segundo a empresa, o referencial reconhece que o sistema de produção de alimentos para aquacultura cumpre critérios exigentes em áreas como aprovisionamento responsável, rastreabilidade, desempenho ambiental e responsabilidade social ao longo da cadeia de abastecimento.
Certificação facilita resposta a mercados mais exigentes
Para os clientes da Aquasorgal, a certificação permite adquirir alimentos produzidos numa fábrica certificada pela ASC, o que pode facilitar o cumprimento dos próprios requisitos de certificação dos produtores.
A empresa sublinha que sustentabilidade, rastreabilidade e aprovisionamento responsável assumem hoje um peso crescente no acesso a mercados internacionais de produtos do mar. “Com esta certificação, a Aquasorgal reforça a sua capacidade de apoiar os clientes na resposta aos requisitos em evolução dos mercados globais de aquacultura”, afirma António Isidoro, CEO da Aquasorgal.
Estratégia assenta em matérias-primas e cadeia de abastecimento
A obtenção da certificação insere-se numa estratégia mais ampla da empresa, que inclui investimentos no controlo e transparência da cadeia de abastecimento, seleção de matérias-primas, segurança alimentar, desempenho nutricional e melhoria contínua dos processos produtivos.
A Aquasorgal destaca que, no sector aquícola, a origem e disponibilidade das matérias-primas de origem marinha, vegetal e animal são cada vez mais determinantes para conciliar desempenho nutricional e sustentabilidade.
A nova certificação complementa outros referenciais já detidos pela Aquasorgal, entre os quais GlobalG.A.P. e NP 4457 – Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação.









