A Eurostat acaba de divulgar os valores referentes à produção de gelados no ano passado. Os números indicam que a União europeia produziu 3,44 mil milhões de litros de gelado, representando um aumento de 1,9% face a 2024 (3,38 mil milhões de litros).
A Alemanha manteve a liderança, com 608 milhões de litros em 2025. A Itália (549 milhões de litros) e a França (525 milhões de litros) vieram logo a seguir. A lista dos principais produtores incluiu ainda a Espanha (457 milhões de litros) e a Bélgica (274 milhões de litros).
Os números revelam ainda que todos estes cinco países, quando comparando com os dados de 2024, registaram um aumento da produção: +10% para a Itália, +6% para a Bélgica, +4% para a França, +2% para a Espanha e +0,2% para a Alemanha.

França: maior exportador de gelados da EU
Os dados também mostram que, em 2025, os países da UE exportaram 289,8 milhões de quilos de gelado para países fora da UE e importaram 77,8 milhões de quilos. As exportações aumentaram 10% em relação a 2024 (+26 milhões de kg), enquanto as importações subiram 12% (+8,5 milhões de kg).
França manteve o papel de maior exportador de gelados da União Europeia, exportando 59,1 milhões de quilos de gelados para países fora da UE em 2025.
Os números divulgados pelo Eurostat revela que isto representou um quinto do total das exportações de gelados para fora da UE (20%). A França foi seguida pela Itália (55,2 milhões de kg de gelado; 19% das exportações de gelado da UE), Bélgica (34,5 milhões de kg; 12%), Alemanha (29,9 milhões de kg; 10%) e Países Baixos (26,5 milhões de kg; 9%).

Notas metodológicas
- Chipre, Luxemburgo e Malta: isentos de fornecer dados sobre a produção devido à sua dimensão económica.
- O ranking da produção baseia-se em dados disponíveis e não confidenciais. As quantidades de produção vendidas são confidenciais para a Hungria, os Países Baixos, a Polónia, Portugal, a Roménia, a Eslovénia e a Suécia.
- Na notícia, a produção de gelados é expressa em litros, enquanto as importações e exportações são expressas em kg.








