Oiça este artigo aqui:
A indústria enológica prepara-se para uma nova etapa de transformação tecnológica. A Enartis, empresa conhecida pelos produtos e tecnologias para a produção de vinho e integrante do Esseco Group, anunciou a assinatura de um acordo preliminar para a aquisição de 100% da Parsec, empresa italiana especializada em sistemas de controlo integrados e automatizados para o sector vitivinícola.
A operação, ainda sujeita às formalidades legais italianas, lançará as bases para o surgimento de um novo player global capaz de oferecer às adegas soluções completas e inteligentes, que integram produtos enológicos de ponta com gestão tecnológica de todo o processo produtivo – desde a receção da uva até ao engarrafamento.
Tudo começou em Portugal
Esta união estratégica surge na sequência da aquisição da portuguesa Winegrid, realizada em 2023, e marca a criação de um polo de competências único no mundo. O novo grupo propõe-se a otimizar cada fase da produção vinícola, reforçando os pilares da eficiência, sustentabilidade e qualidade.
No âmbito da futura estrutura, Giuseppe Floridia continuará a liderar a Parsec como diretor executivo, mantendo-se ao lado da equipa que ajudou a posicionar a empresa como uma referência internacional em inovação tecnológica.
Para Samuele Benelli, diretor executivo da Enartis, esta operação representa “o início de um capítulo que pretendemos escrever juntos”. Benelli sublinha que a integração das equipas “não une apenas duas empresas, mas duas famílias que partilham a mesma paixão pela excelência e pela inovação”.
Também Piermario Ticozzelli, diretor comercial da Enartis, reforça que a complementaridade entre as competências das duas empresas será “um poderoso motor de crescimento”, permitindo oferecer às vinícolas de todo o mundo “soluções integradas e inovadoras para uma vinificação mais eficiente e de qualidade”.
Por sua vez, Giuseppe Floridia, da Parsec, considera a união com a Enartis uma evolução natural no percurso da empresa: “encontrámos na Enartis a mesma visão e uma profunda vocação para a inovação. A integração entre o conhecimento científico e a tecnologia de controlo e gestão de processos permitirá oferecer ao mercado ferramentas que tornam a qualidade do vinho cada vez mais mensurável e sustentável”.
Siga-nos no:




