in

2020 é o ano da afirmação no digital

Para a BYD, mais do que tendências, 2020 vai ser o ano da afirmação de conceitos que têm vindo a ser falados/experimentados nos últimos anos, mas que ainda não atingiram o seu expoente máximo.

As avaliações (reviews) vão continuar a crescer e vão ter um papel cada vez mais importante para o consumidor no momento da decisão. Seja para uma compra online ou offline, os consumidores procuram avaliações imparciais feitas pelos seus pares e têm-nas em conta como se fosse uma recomendação pessoal.

Diretamente relacionado com as avaliações está o algoritmo de SEO do Google, que permite a partilha das críticas dos clientes, de modo a que cada negócio apareça mais vezes nas pesquisas.

2020 vai ser também o ano da democratização da inteligência artificial e do Machine Learning, de modo a analisar a preferência e comportamento dos utilizadores, tornando a comunicação cada vez mais direcionada. Esta análise permite ainda a melhoria da experiência dos utilizadores, que são apenas confrontados com informação que realmente lhes interessa.

Para que tudo esteja interligado, o 5G vem para ficar e vai revolucionar a velocidade na transmissão de dados, tornando-a 20 vezes superior à velocidade atual. Pode parecer desnecessário, mas a verdade é que hoje em dia tudo acontece a uma velocidade relâmpago e o mundo digital não é exceção. Este incremento vai permitir aceder a um conjunto de informações cada vez maior, em menos tempo.

Os consumidores estão cada vez menos disponíveis para gastarem muito tempo com qualquer coisa. Por esse motivo, e pela praticidade associada, a pesquisa por voz também vai ser um grande desafio para as marcas em 2020.

Uma outra grande tendência será a produção de conteúdos “live”, permitindo a criação de conteúdos autênticos, simples e curtos, de modo a interagir e a impactar diretamente o público-alvo.

Do ponto de vista do negócio, a integração do online com o offline também não é novidade e algumas marcas já o fazem, mas pouco. Esta será cada vez mais uma realidade e as marcas devem começar desde já a integrar os vários canais de modo a potenciar a interação com os seus clientes.

IKEA anuncia o seu maior compromisso de apoio a integração de refugiados até 2022

Brasmar distinguida com o Sabor do Ano em polvo e bacalhau