David Alcaide_Xerox
David Alcaide, diretor geral da Xerox Portugal e Espanha
in

Xerox celebra 60 anos em Portugal

Empresa recorda marcos históricos, reforça o seu legado tecnológico e projeta futuro com IA, automação e impacto social positivo

Oiça este artigo aqui:

A Xerox assinala este ano 60 anos de presença em Portugal, celebrando um percurso marcado pela inovação, pelo investimento em talento nacional e por um compromisso com a sustentabilidade e a transformação digital.

Desde a introdução da primeira xerocópia em solo nacional, a 30 de março de 1965, até ao lançamento dos mais recentes equipamentos com inteligência artificial, a empresa tem vindo a transformar a forma como as organizações trabalham, produzem e comunicam.

“Celebrar 60 anos em Portugal é um marco que nos enche de orgulho”, sublinha David Alcaide, diretor geral da Xerox Portugal e Espanha. “Mantemos o nosso compromisso com a inovação, o talento e a sustentabilidade, trabalhando lado a lado com os nossos clientes e parceiros para moldar o futuro do trabalho”.

 

Seis décadas de marcos tecnológicos

Desde a década de 60, a Xerox introduziu no mercado português inovações que marcaram a evolução do sector tecnológico. Em 1965, foi a chegada a Portugal com o modelo Xerox 914, o primeiro a realizar cópias em papel comum. 12 anos depois, em 1977, lançou a primeira impressora a laser e nos anos 90 foi pioneira na reciclagem de cartuchos, uso de papel reciclado e impressão digital a cores de grande formato. Nos anos 2000, lançou o primeiro equipamento a cores com 100 páginas por minuto e o primeiro com seis cores numa única passagem, a 120 ppm em Ultra HD. E em 2024 introduziu os primeiros equipamentos em Portugal com assistência por IA integrada.

Estas inovações contribuíram para a construção de um portefólio de soluções que vai da impressão tradicional à integração de aplicações, automação robótica (RPA), realidade aumentada e segurança da informação.

Pessoas e cultura

A Xerox tem sido reconhecida por diversas entidades ao longo dos anos: “Melhor Empresa para Trabalhar” (pela Revista Exame em múltiplos anos); distinções em responsabilidade social, igualdade de género, ética empresarial e diversidade; e prémios como SuperBrands e Índice de Excelência.

Segundo Maria Alexandra Pires, HR Business Partner WE, LATAM, US & Canada, “a responsabilidade empresarial vai além de discursos institucionais: transformamos intenções em ações concretas que geram impacto real no bem-estar das nossas pessoas”.

A empresa promove uma filosofia de recrutamento interno, aposta na mobilidade funcional e adota políticas como flexibilidade horária e parentalidade responsável. Grupos de colaboradores trabalham ativamente para promover a inclusão e o respeito pela diversidade como motores de inovação.

 

Sustentabilidade e transformação digital

A Xerox posiciona-se como um parceiro para empresas que querem reduzir o desperdício, otimizar recursos e aumentar a segurança da informação. Através da sua aposta em tecnologias limpas, integração digital e automação, a empresa continua a liderar a transição para modelos de negócio mais sustentáveis e eficientes.

“Os inúmeros reconhecimentos que recebemos reforçam a nossa energia para continuar a conduzir o negócio de forma ética, ambiental e socialmente responsável”, afirma a direção da Xerox.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Unimark Verlingue

Verlingue Portugal celebra parceria com a Unimark e a rede Aqui é Fresco para apoiar o retalho de proximidade

SPV_Estoril Open

Sociedade Ponto Verde volta a ser Parceira de Sustentabilidade do Millennium Estoril Open