in

Wine Paris prepara-se para receber o mundo do vinho com Portugal em destaque

Wine Paris vinhos

De 10 a 12 de fevereiro de 2025, Portugal destaca-se por ser a maior presença internacional, a seguir a Itália, na Wine Paris, evento global de vinhos e bebidas espirituosas.

A presença dos vinhos portugueses regista um aumento de 61% face a 2024, com a participação de oito territórios vitivinícolas nacionais e de sete produtores de renome, além da ViniPortugal. No total, são mais de três mil referências vínicas de todo o país a provar no âmbito da feira internacional Wine Paris 2025, que conta com mais de 4.600 expositores e 50 países produtores, prevendo-se o registo de 50 mil visitantes comerciais de 140 países do mundo.

Portugal mostra ao mundo mais de três mil vinhos de todo o país numa área de cerca de 1.600 metros quadrados, no Hall 4 Internacional da feira internacional Wine Paris. Esta área é partilhada por 11 espaços coletivos e sete expositores.

Os 11 primeiros são divididos pelos organismos Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Instituto do Douro e do Porto, ambos com dois pavilhões, Comissão Vitivinícola da Bairrada, com um stand, e Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, com um stand, assim como a ViniPortugal, com cinco pavilhões, incluindo Dão, Lisboa, Tejo e Península de Setúbal. Por sua vez, os sete expositores estão distribuídos pelos produtores Van Zeller Wine Collection (Douro), Sogrape (várias regiões), Niepoort (várias regiões), Global Wines (várias regiões), Grande Porto (várias regiões), DFJ Vinhos (Lisboa e Tejo) e AdegaMãe (Lisboa).

No total, estão cerca de 250 produtores nacionais, tendo em conta a presença da ViniPortugal, entidade que promove o vinho português fora do país.

 

Indústria global reúne-se na Wine Paris 2025

À medida que a indústria enfrenta mudanças geopolíticas, económicas e ambientais, a sexta exposição Wine Paris promete providenciar uma resposta estratégica por meio de soluções práticas e sustentáveis para toda a indústria.

Três Halls estão inteiramente dedicadas aos 50 países produtores representados, com um crescimento de dois dígitos no espaço distribuído por vários países, incluindo Alemanha (+65%), Áustria (+35%), China (+60%), Espanha (+40%), Portugal (+61%) e Roménia (+ 5%). Itália dobrou uma vez mais a área de exposição e engloba 30 pavilhões regionais num único espaço.

A mostra também recebe vários novos pavilhões internacionais: África do Sul, Argentina, Arménia, Chile, Hungria, Macedónia do Norte, Uruguai e Austrália.

 

Grande participação da indústria vinícola francesa

Verdadeiro ADN desta feira internacional, a participação francesa aumenta, este ano, em 7% o número de produtores do país. Reunidas no Hall 7, todas as equipas de atividades profissionais ligadas ao mundo do vinho e das bebidas destiladas de França marcam presença, através da participação de vinicultores independentes, cooperativas, empresas comerciais e casas de renome internacional, como Les Grands Chais de France, Boisset, Famille Guigal, Borie-Manoux, M. Chapoutier, Groupe EPI, Castel Frères e Barão Philippe de Rothschild.

A exposição de 2025 também promete o regresso das principais marcas, sobretudo de champanhe, como Bollinger, G.H Martel, Lanson e Vranken.

Be Spirits, o lugar para as espirituosas

Sendo um evento dentro do evento, a Be Spirits recebe distribuidores, bartenders e especialistas de todo o mundo. Há mais de 200 produtores – incluindo 38% de novos participantes neste sector e 30% de participantes internacionais de 27 países –, o que resulta em 47 tipos de destilados, entre os quais estão Armagnac, Baiju, Brandy, Calvados, Cognac, Gin, Malte, Mezcal, Pastis, Rum, Saquê, Soju, Tequila, Umeshu, Vermute e Vodka.

Em 2025, é notória a franca expansão da oferta da No & Low, com capacidade de resposta aos novos padrões de consumo. Além dos destilados com baixo teor alcoólico e de produtos prontos a beber (RTD), promete um espaço maior para as cidras com baixo teor alcoólico e sem álcool. Por último, mas não menos importante, recomenda-se a ida ao Infinite Bar, com 20 bares que se estendem por mais de 40 metros.

Através da Be Spirits, a Vinexposium alcança todo o sector de bebidas alcoólicas, desde as ofertas tradicionais até a categoria sem e com baixo teor alcoólico.

Em tempos de grande incerteza, crise económica e perda de significado, o isolamento de um país não é uma opção. Ao combinar pontos fortes e promover a inovação, a ligação entre todas as partes interessadas do sector e os vínculos entre as áreas económica e política, podemos promover soluções. Ao longo dos anos, a Wine Paris criou um lugar privilegiado na mente de todos em todo o mundo, como uma fonte vital de influência, um catalisador para os processos de pensamento, um espelho para as tendências e uma força motriz para toda a indústria. Mais do que nunca, a exposição de 2025 irá desempenhar um papel crucial para todas as partes interessadas nacionais e internacionais na indústria do vinho e das bebidas espirituosas”, afirma Rodolphe Lameyse, CEO da Vinexposium.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

China

Offline ganha relevância na China no contexto de estancamento do digital

Super Bock Group MERCO

Melhor empresa para trabalhar: Super Bock Group lidera no sector das bebidas