in

Vendas de produtos de panificação e pastelaria industriais cresceram 2,4%

As vendas de produtos de panificação e pastelaria industriais em Portugal aceleraram 2,4% em 2016, face ao ano anterior, para 645 milhões de euros, segundo dados de um estudo da Informa D&B, revelados pela Lusa.

Com um ritmo de vendas superior à média deste mercado, são as massas congeladas que mais contribuem para o crescimento da categoria, “devido principalmente ao incremento do consumo deste tipo de produtos no canal de hotelaria e restauração, em substituição dos produtos tradicionais”.

No que diz respeito ao comércio externo, as exportações alcançaram 205 milhões de euros em 2016, mais 9% do que no ano anterior. Espanha é o principal destino das vendas para o exterior, assumindo uma quota acima de 40%. O valor das importações, por seu turno, situou-se em 318 milhões de euros, mais 7,4% do que em 2015.

No setor de panificação e pastelaria operam, atualmente, 6.300 empresas, as quais geram um volume de emprego de 30 mil trabalhadores. A maior parte destas corresponde ao segmento de panificação, no qual operavam 4.183 empresas em 2015, incluindo estabelecimentos de elaboração artesanal.

Publicidade

Islândia disponibiliza entregas de drones

Insolvências em Portugal triplicam o nível de 2007