Natal gastar
in

Vendas de Natal ultrapassam marco do bilião de euros em 2022

As vendas de Natal registaram o marco de 1,14 biliões de dólares (do inglês trillion e correspondente a cerca de 1,07 biliões de euros), a nível global, conclui a Salesforce, que acaba de divulgar os dados relativos às vendas de Natal de 2022, analisando informações de mais de mil milhões de consumidores em todo o mundo, incluindo Portugal.

Segundo a mesma análise, as devoluções aumentam no final da temporada. Ainda em dezembro, a Salesforce fez a previsão de que mais de 1,4 mil milhões de pedidos comprados nesta temporada de festas seriam devolvidos. Os dados atuais demonstram que o número chegou aos 1,39 mil milhões, 13% do total de encomendas de Natal e um aumento de 63% em devoluções face ao ano passado. Nos seis dias após o Natal, a Salesforce registou 16% de devoluções, um aumento de 5% face ao ano passado.

O retalho manteve os bons descontos na véspera do Natal. Lojas e marcas mantiveram os descontos competitivos, com a taxa média de desconto a fixar-se nos 21%, em comparação com os 19% no ano passado. Produtos de cuidados para a pele e maquilhagem e beleza foram as categorias com maior desconto, com a taxa fixada nos 29%.

 

Online

A compra online e recolha em loja (BOPIS) contribui para o crescimento das vendas. Quase um quinto das encomendas online feitas a nível global, na época de Natal, foi com a opção BOPIS. O pico de crescimento, de 35%, foi com encomendas na véspera de Natal. Quando a janela de datas garantidas para entrega de encomendas começou a fechar, as empresas nos Estados Unidos da América que ofereciam a opção BOPIS viram a sua faturação crescer sete vezes mais depressa do que as que não tinham checkout com BOPIS.

Por último, os “referrals” nas redes sociais atingem máximos. Os consumidores gostam de encontrar os seus produtos em qualquer tipo de comércio, mas as redes sociais mostraram ser o canal preferido, em 2022. Os “referrals” nas redes sociais atingiram o pico nesta época de Natal, responsáveis por 12% do tráfego mobile (mais 23% face ao ano passado). Bélgica, Itália e Estados Unidos da América foram os países onde os consumidores mais compraram pelas redes sociais.

Os operadores de retalho fecharam a temporada de festas de 2022, com um crescimento de vendas mais forte do que o esperado”, explica Rob Garf, vice-presidente e diretor geral de retalho da Salesforce. “Olhando para o futuro, os consumidores mantêm-se cautelosos perante a incerteza económica. Em 2023, os operadores de retalho devem reduzir o peso da colocação do cliente no centro, através da personalização com base em dados e com operações mais eficientes nas áreas de satisfação, serviço e devolução”.

IKEA

Novo Estúdio de Planificação IKEA chega a Almada

Daikin

Yvonne Brierley é a nova administradora geral da Daikin Portugal