in

União Europeia vai impedir a comercialização de produtos com qualidade distinta consoante o Estado-membro

A União Europeia emitirá diretrizes sobre como impedir que os produtores de alimentos comercializem os mesmos produtos, mas com qualidade variável em diferentes Estados-membros.

Falando na Eslováquia na semana passada, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que os produtos de qualidade inferior vendidos no mercado único eram “totalmente inaceitáveis” e a Comissão Europeia comprometeu-se a pôr fim a essa prática “discriminatória“.

O executivo atualmente está a reunir informações para estabelecer o número de países e produtos afetados.

A ministra checa da agricultura, Marian Jurečka, disse no início deste mês que os testes no país e Estados vizinhos mostraram produtos alimentares de qualidade inferior que estavam a ser vendidos com o mesmo nome e embalagem. As diferenças de qualidade incluíam a substituição de gorduras animais por gorduras vegetais, o menor teor de carne, adição de edulcorantes em vez de açúcar ou uso de corantes e aromas artificiais em vez de frutos reais.

Vários países da Europa de Leste, incluindo a Polónia, Hungria, Eslováquia, Bulgária, Croácia e Roménia, estão a pedir a Bruxelas para lidar com esta “lacuna de padrão duplo“.

Conveniência e promoções potenciam vendas de congelados

EuroCommerce

EuroCommerce adverte para aumento do protecionismo