No segundo trimestre de 2024, o saldo da balança comercial de mercadorias da União Europeia (UE) registou um excedente de 40,4 mil milhões de euros, contra 55,3 mil milhões de euros no trimestre anterior.
Este resultado marca o quarto trimestre consecutivo com um saldo positivo, após um período prolongado de défices que se estendeu do quarto trimestre de 2021 ao segundo trimestre de 2023. Durante esse período, os défices no sector da energia não foram compensados pelos excedentes noutras categorias de produtos.
O excedente no segundo trimestre de 2024 é atribuído principalmente a saldos positivos em máquinas e veículos (56,9 mil milhões de euros), produtos químicos e materiais relacionados (59,3 mil milhões de euros), alimentos e bebidas (13,9 mil milhões de euros), outros produtos manufaturados (1,8 mil milhões de euros) e outros produtos (3,2 mil milhões de euros).
Estes excedentes compensaram os défices de energia (-88,4 mil milhões de euros) e de matérias-primas (-6,3 mil milhões de euros), de acordo com os dados do Eurostat.
Em comparação com o trimestre anterior, as importações de bens de países terceiros aumentaram 3,4%, enquanto as exportações permaneceram quase estáveis, com um aumento de 0,7%.
As importações cresceram depois de terem diminuído durante 6 trimestres consecutivos, enquanto os níveis de exportação continuaram a aumentar pelo terceiro trimestre consecutivo.