in ,

The Coop vende alimentos com prazo de validade expirado

As iniciativas das cadeias para reduzir o desperdício de alimentos são diversas, reduzindo o preço dos produtos cujo prazo de validade está a chegar ao fim, redistribuindo os que não puderam ser vendidos no final do dia, aceitando frutas e vegetais com defeitos cosméticos, etc. Mas a iniciativa da The Coop é a mais peculiar.

As 125 lojas da cadeia venderão produtos cujo prazo de validade expirou. Os produtos considerados são aqueles com a indicação  “consumir preferencialmente antes de”, alimentos embalados, como massa, arroz ou cereais de pequeno-almoço, entre outros, e vendem-nos a um preço simbólico.

A iniciativa também tenta educar os consumidores, que não conseguem entender completamente os significados de “consumir até” e “consumir preferencialmente antes de”, e muitas vezes descartam os produtos que têm em casa ,que passam alguns dias da data indicada, sem saber que o produto pode ser consumido sem qualquer problema, porque não foram modificado, nem em salubridade nem nas suas propriedades organolépticas. A própria Food Standards Agency alerta os consumidores de que nada acontece quando consomem produtos que passaram alguns dias da data de consumo preferida e que a vida dada ao produto é uma questão de qualidade e não de segurança.

Agricultura precisa de maior proatividade e inovação para liderar

Fornecedores de bens de luxo poder vetar vendas na Amazon ou eBay